Campanha pela autodeclaração de raça/cor no SUS lançada em Alegrete

“Estou aqui como negro com muito orgulho”. Assim começou seu pronunciamento o representante dos quilombolas da localidade do Angico, Valter da Silva, no lançamento da campanha de autodeclaração de raça/cor no Sistema Único de Saúde na última sexta-feira (9).

“A luta pela igualdade de raça e a luta contra o preconceito também acontece no SUS”, afirmou a secretária de saúde, Maria do Horto Salbego, no ato realizado no Centro Administrativo Municipal. “O que eu vejo nessa sala hoje é um mix de pessoas diferentes, até de outros países, e que são recebidos e tratados bem por todos”, disse o prefeito Erasmo.

Com o slogan “Declare seu amor à sua mãe, avó, avô, pai, ancestralidade. Declare sua Raça/Cor!”, a campanha tem por objetivo conscientizar a sociedade, principalmente os profissionais de saúde, sobre a importância da autodeclaração dos usuários da rede pública de saúde, no ato da notificação sobre o quesito raça/cor nos documentos e bancos de dados do SUS. Essa informação no cadastro de cada usuário é necessária para formatação de dados epidemiológicos mais eficientes para o processo de implementação da Política de Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul.

Após o ato, aconteceu a segunda etapa da Formação para Terreiros, que terá como tema “Filosofia e teologia afrocentrada na visão de mundo da matriz africana e o fortalecimento do povo do terreiro”. O curso de 30 horas será ministrado pelo professor e teólogo Jairo Pereira de Jesus, da Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada.
campanha cor
 
 


FOTO: Paulo André Dutra