
O curso é voltado para todos os educadores (professores, supervisores, orientadores pedagógicos) e discute metodologias, fontes e estratégias para abordar esse tema tão relevante e delicado em sala de aula. Também visa preparar educadores para lidar com a diversidade racial de maneira inclusiva e respeitosa, além de colaborar no combate ao racismo estrutural presente na sociedade.
Arrombador invade residência e leva o que pode; mas se deu mal
A formação pedagógica está em sua segunda edição e é ministrada pelo servidor Márcio Ferreira Sônego, o qual é Dr. em História, pela UFSM, e atua na Coordenação de Ações Afirmativas (CAA), principalmente no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFar – Campus Alegrete.
A Lei 10.639
A Lei 10.639, de 2003, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, para incluir no currículo da rede de ensino (pública e privada) a OBRIGATORIEDADE da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, para ensino fundamental e médio. Essa lei estabelece a importância de ensinar a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira, e as contribuições dos negros na formação da sociedade nacional, nas áreas social, econômica e política. A alteração da lei incentiva uma educação mais inclusiva e fortalece a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira nas escolas.
Para levar a Formação Pedagógica para a sua escola, interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected]/ para fazer o agendamento. O projeto atende a cidade de Alegrete e região.