Os relatos recebidos pela redação do PAT apontam que o desnível que ocorreu na via representava risco, especialmente em condições de chuva e fluxo intenso.
Leia mais: Colisão entre motos na rotatória da Assis Brasil deixa mulher ferida
Durante a chuva, a roda de um veículo “caiu” no desnível, pois não estava visível diante do excesso de água na pista. Desta forma, a Guarda Municipal também foi acionada e sinalizou o local.
Além do desnível, foi vista uma grande vazão de água no trecho em obras. A reportagem do PAT entrou em contato com a Corsan que enviou a seguinte nota:
“As erosões no asfalto entre as ruas Venâncio Aires e Visconde de Tamandaré, em Alegrete, são decorrentes do transbordo da tubulação de esgoto, que ocorreu na última sexta-feira, 6. Equipes da Corsan estiveram no local e constataram que há uma ligação irregular de rede de água pluvial da prefeitura Municipal na rede coletora de esgoto.
Leia mais: Em dois dias, 40 apenados de Alegrete foram transferidos para presídios da região
As redes coletoras de esgoto utilizadas pela companhia possuem diâmetro inferior aos do sistema pluvial, sendo ideal para a coleta e deslocamento do esgoto para a estação de tratamento na cidade. Quando há a ligação pluvial nas redes da Corsan, sobrecarrega o sistema, causando rompimentos e transbordo nas vias públicas, o que ocorreu na sexta-feira, 6. O grande volume de chuva sobrecarregou a rede de esgoto e o ponto de visão localizado no centro das vias transbordou, ocasionando o desmoronamento do solo ao redor da saída da rede.
No sábado, a Corsan esteve trabalhando no local para reparar os danos na via e, por meio do trabalho de fiscalização das ligações irregulares por fumaça não-tóxica (Fumacê), vai notificar os setores e usuários que cometem ligações irregulares ao conectar suas residências, comércios e redes municipais ao sistema de esgoto coletado e tratado da Corsan.