Casas tombadas como históricas, em Alegrete, tem isenção de IPTU e donos devem preservar os imóveis

Em Alegrete, conforme Conselho Municipal do Patrimônio Histórico existem 24 imóveis tombados que precisam ser conservados com os traços de arquitetura originais, porque são residências todas com mais de 100 anos e contam parte da história do Município.

Homero Dornelles, atual presidente do COMPAHA, informa que os donos desses imóveis que estão tombados como históricos tem isenção de IPTU e, em contrapartida eles, devem manter a manutenção dessas casas.

Leia mais: Calorão segue firme até terça, mas chuva promete refrescar Alegrete nos próximos dias

Uma que que foi construída em 1820, é uma casa que fica na Praça Getúlio Vargas que foi habitada pelo Marechal Bento Manoel Ribeiros que integrou a Revolução Farroupilha. Essa casa se mantém como na construção original, disse Homero Dornelles.

Casa feita em 1820 e pertenceu ao Marecchal Bento Manoel Ribeiro

Todo o quarteirão na Praça Getúlio Vargas, desde a Igreja Matriz até a Rua Nossa Senhora do Carmo, tem as suas casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, formando um bonito complexo arquitetônico .

O prédio da Câmara Municipal de Vereadores também é tombada. Essa casa de dois pisos, no centro de Alegrete data de 1918 e agora está passando por manutenção da fachada e do piso do hall das salas de entrada e da presidência.

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jorge Newton de Souza Nunes

Interessante que o Poder Público exige a manutenção dos prédios históricos, o que achamos perfeitamente legítimo, mas, com raras exceções os prédios estão praticamente abandonados, inclusive o da esquina da Nossa Sra. do Carmo, que, diga-se de passagem está sob os cuidados do Poder Público. Estão esperando cair por acaso?