
Homero Dornelles, atual presidente do COMPAHA, informa que os donos desses imóveis que estão tombados como históricos tem isenção de IPTU e, em contrapartida eles, devem manter a manutenção dessas casas.
Leia mais: Calorão segue firme até terça, mas chuva promete refrescar Alegrete nos próximos dias
Uma que que foi construída em 1820, é uma casa que fica na Praça Getúlio Vargas que foi habitada pelo Marechal Bento Manoel Ribeiros que integrou a Revolução Farroupilha. Essa casa se mantém como na construção original, disse Homero Dornelles.

Casa feita em 1820 e pertenceu ao Marecchal Bento Manoel Ribeiro
Todo o quarteirão na Praça Getúlio Vargas, desde a Igreja Matriz até a Rua Nossa Senhora do Carmo, tem as suas casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, formando um bonito complexo arquitetônico .

O prédio da Câmara Municipal de Vereadores também é tombada. Essa casa de dois pisos, no centro de Alegrete data de 1918 e agora está passando por manutenção da fachada e do piso do hall das salas de entrada e da presidência.
Interessante que o Poder Público exige a manutenção dos prédios históricos, o que achamos perfeitamente legítimo, mas, com raras exceções os prédios estão praticamente abandonados, inclusive o da esquina da Nossa Sra. do Carmo, que, diga-se de passagem está sob os cuidados do Poder Público. Estão esperando cair por acaso?