Cavalarianos, de Alegrete, iniciaram a longa cavalgada da chama que começou em Tenente Portela

Um grupo de cavalarianos de Alegrete integra a cavalgada da Chama Criuola que saiu na última sexta-feira, 16 de Tenente Portela no norte do RS.

A 4ª RT com cavalarianos de Alegrete, Uruguaiana e Quaraí pegaram a centelha que arde a chama do tradicionalismo gaúcho e marca o início dos Festejos Farroupilhas no RS com a Coordenação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A 4ª RT vai palmilhar a patas de cavalo cerca de 500 km do solo gaúcho. São homens e cavalos, na mais perfeita sintonia, com chuva, sol, frio, minuanos e mormaços, mas trazem nos tentos para a nossa fronteira a esperança da perpetuação dos nossos usos e costumes em fim da nossa RT , enfatizou Silon Junior Pereira.Trinta regiões tradicionalistas estiveram presentes em Tenente Portela.

Além do coordenador da chama que lidera a cavalgada Marcos Vinicius Gonçaves Fernandes,  do vice coordenador da chama , Marcial Dornelles Junior, na hora em que foi pego a centelha da chama, também estavam  2º peão do Estado RS, os alegretense João Vitor Menezes, e a Coordenadora da 4ª Região Tradicionalista Ilva Borba Goulart.

De lá até a chegada da centelha da chama, no Marco das Três Divisas, aqui na BR 290, dia 11 de setembro serão 500 km. Este trajeto será percorrido a patas de cavalos por várias estradas gaúchas, incluindo BRs e estradas de chão. Os cavalarianos andam, uma média, de 70Km por dia e param em fazendas para fazer o pouso e seguir a cavalgada.

Junto um caminhão apoio com cavalos, mantimentos e materiais necessários aos cavalarianos que integram esta cavalgada. Todos os  cavalos são crioulos, muito bem cuidados e fortes que pforam preparados especialmente para este extenso trajeto.

Vera Soares Pedroso