Durante o evento, houve a entrega simbólica do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a divulgação da programação do Natal Iluminado. Estiveram presentes o prefeito Márcio Amaral, o vice-prefeito Jesse Trindade, e secretários do Município.
Leia mais: Jeep colide com moto e invade calçada na Gaspar Martins
O novo CAT é um ponto de referência para visitantes, com o objetivo de fornecer informações sobre atrações turísticas, serviços locais e eventos culturais. O projeto foi financiado por uma emenda impositiva do vereador João Monteiro, no valor de R$ 72.000. O espaço visa criar uma experiência para turistas e promover o crescimento econômico da cidade por meio da valorização de seus recursos naturais e culturais.
Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lucas, apresentou a campanha Natal Iluminado, que incentiva os moradores do município a decorarem suas casas para as festividades de fim de ano. As decorações inscritas foram avaliadas, e os três melhores colocados receberam descontos no pagamento do IPTU 2025: 100% para o primeiro lugar, 50% para o segundo e 30% para o terceiro.
O evento também anunciou os vencedores do concurso “Turismo Através das Lentes”, promovido pela Prefeitura de Alegrete por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e com apoio do Conselho Municipal de Turismo de Alegrete (Comtur). O concurso buscou valorizar, por meio de imagens, as belezas turísticas da cidade, incluindo paisagens naturais, arquitetônicas e culturais. Foram avaliadas três categorias: fotografia amadora, participação e profissional.
Confira os vencedores dos concursos:
Natal Iluminado:
Foto mais popular no Instagram: Nariella da Silveira
3º lugar: Jurema Discuti Gonçalves dos Santos (30% de desconto no IPTU)
2º lugar: Rudimar dos Santos Flores (50% de desconto no IPTU)
1º lugar: Jorge Nei Machado (100% de desconto no IPTU)
Concurso de Fotos:
Categoria Amador: “O tempo se armou de fato” – Bruno Vaz Fonseca
Categoria Profissional: “Nossas tradições sendo cultuadas” – Décio Marini