Centro de Comercialização Solidária oferta produtos saudáveis

O Centro de Comercialização Solidária do Pampa fortalece a agricultura familiar no município aplicando os valores da economia solidária, como cooperação, autogestão, sustentabilidade e desenvolvimento econômico inclusivo. O espaço funciona na Rua Luiz de Freitas, 151, das 8h às 18 h sem fechar ao meio dia, oferece à comunidade produtos diferenciados.

Centro de Comercialização Solidária

Inaugurado em novembro de 2014, o Centro passou por reforma com recurso de 45.500 reais da Prefeitura do Alegrete através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, além de mais de 15 mil reais da Associação dos Pecuaristas e Agricultores Familiares de Alegrete (APAFA) para adequação da cozinha.

Centro oferta oferta artesanato, alimentos orgânicos (frutas, verduras e legumes), laticínios, padaria e lancheria

Atualmente com cerca de 20 produtores parceiros, os próximos passos são a instalação de um açougue e o encaminhamento do processo de constituição da cooperativa, o que vai fortalecer ainda mais a entidade, que hoje oferta artesanato, alimentos orgânicos (frutas, verduras e legumes), laticínios, padaria e lancheria. “O grande gargalo do produtor é a comercialização e o centro é o local ideal para o crescimento e geração de renda. Temos que acreditar”, avalia o secretário Arnaldo Paz Filho.

Centro de Comercialização Solidária tem atualmente 20 produtores parceiros

De acordo com a coordenadora do espaço, Rita Escobar, além dos produtos orgânicos, outro diferencial são as preparações sem glúten e sem lactose. Além disso, o Centro agora tem investido em preparações congeladas, como lasanhas e, para atender todos os públicos, foram criadas opções vegetarianas. “Nosso espaço quer atender todos da melhor forma possível, tanto pessoas que querem uma alimentação saudável, sem ‘veneno’, quanto aqueles que são intolerantes a algum tipo de alimento”, explica.

Centro Comercilaização Solidaria

FOTO: Andressa Benites