
É uma unidade pública municipal, localizada prioritariamente em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, onde são ofertados ações e serviços de proteção social básica, com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária.
O CRAS promove a organização e a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso de famílias, seus membros e indivíduos aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.
Afinal, é por meio do CRAS que a população tem acesso a serviços, benefícios e programas socioassistenciais e de desenvolvimento social executados pelo município e cofinanciados pelos governos estadual e federal. “Em outras palavras, é onde as famílias em situação de vulnerabilidade encontram acolhimento, orientação, acompanhamento e atendimento social”, explica a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Daniella Domingues.
leia mais: 4ª Região Tradicionalista e entidades alinham realização da Semana da Paz
As maiores demandas das unidades são por orientações sobre acesso a programas de transferência de renda, como Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de inclusão e atualização no CadÚnico e solicitação de apoio às situações familiares. “As pessoas que nos procuram muitas vezes já estão fragilizadas”, ressalta a secretária. Uma de suas maiores preocupações, portanto, é reduzir ao máximo a burocracia e humanizar a relação entre trabalhador e usuário do serviço. “Nossa função não é só preencher formulário. Precisamos ter sensibilidade para entender as necessidades de quem nos procura e, assim, fazer os encaminhamentos corretos. Temos que conhecer as pessoas e ouvir suas histórias”, afirma.
No Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, por exemplo, a finalidade é dar protagonismo e proporcionar ações que garantam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Isso significa que, além do acesso à renda, o trabalho envolve a prevenção, proteção e acesso às seguranças de acolhimento, convívio e sobrevivência a riscos circunstanciais. Quando necessário, realiza-se o encaminhamento dos membros da família a outros atendimentos, uma vez que o PAIF é a referência para todos os serviços da proteção social básica. “Esse processo garante acesso qualificado da família à assistências e a outros direitos sociais”, diz Daniela
Os técnicos do CRAS também podem ofertar ou ser a referência para entidades que executam o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e pessoas Idosas, com visitas regulares, identificação de demandas, potencialidades, oferta de cuidados e articulação de outras políticas. “O objetivo maior é prevenir o rompimento de vínculos familiares de pessoas dependentes de cuidados, garantir o acesso a direitos, o desenvolvimento da autonomia e a participação social dessas pessoas”, afirma a secretária.
O prefeito Jesse Trindade enfatiza que as unidades do CRAS conferem um avanço expressivo na qualidade de atendimento, sobretudo às pessoas humildes. “Esta é a porta de entrada para essas pessoas. Essas unidades melhoram de maneira muito significativa a qualidade do atendimento dessas pessoas no campo social. No CRAS, elas estarão mais bem acomodadas e receberão orientação mais adequada e eficiente. Isso fará com que elas tenham mais segurança nos encaminhamentos para os bons programas que existem nas áreas social e da saúde”.
O prefeito também fez uma relação da atual situação econômica mundial com a grande procura pelos serviços na área social: “A Prefeitura vem se esforçando ao máximo para melhorar os equipamentos que atendem as pessoas que precisam desse tipo de orientação. É justamente nestes projetos que nossa administração concentra o uso dos seus recursos. Este é o nosso papel, de estar ao lado das pessoas que mais precisam do poder público”, afirmou.
A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social salientou a amplitude do programa: “O CRAS representa o acesso das pessoas ao serviço público. É um local onde elas vão receber vários tipos de orientação, como por exemplo onde encontrar um posto médico. O local também é a retaguarda de quem não conseguiu pagar a previdência, de quem não consegue contar consigo mesmo nem com a própria família, e necessita ter seus direitos sociais garantidos pelo governo”.
Serviços ofertados:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na unidade, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, que habitam o território de abrangência do CRAS.
Objetivo Geral: Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Leia mais: Lizi, uma alegretense que venceu suas batalhas e aprendeu a nunca desistir
O CRAS:
O CRAS, órgão da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (SMADS), é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Dada a sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
DIVISÃO TERRITORIAL DOS CRAS
CRAS Norte:
Endereço: Rua Carlos Gomes, 391 – Bairro Vila Nova
Telefone: 3120 1020
Bairros: Canudos, Macedo, Rui Ramos, Santo Antônio, Tancredo Neves, Vila Nova, Centro, Assentados Unidos pela Terra Quilombolas, Isabel, Restinga, Boa Vista, após Casa do Gaúcho até a Ponte Borges de Medeiros, Mariano Pinto, Rincão do 28, Inhanduí, Pinheiros, Guassu-Boi e Corredor dos Papagaios.
CRAS Sul
Endereço: Av. Alberto Pasqualine S/N
Telefone: 3120 1019
Bairros: Assumpção, Atlântida, Anita Garibaldi, Cidade Alta, Independência, Porto dos Aguateiros, São João, Medianeira, Piola, Gamino, Olhos D’água de Nadal, Novo Lar, Jardim Alvorada, Kennedy, Fronteira Oeste, Fenícia, Progresso, Prado, Emílio Zunéida, Joaquim Fonseca Milano, Renascente, José de Abreu, Sepé Tiaraju, Vera Cruz, Vila Grande e até Casa do Gaúcho.
CRAS Leste
Endereço: Av. Caverá, 428
Telefone: 3120 1021
Bairros: Ibirapuitã, Oswaldo Aranha, Promorar, Centenário, Honório Lemes, Ayrton Senna I, Getúlio Vargas, Nova Brasília, Nilo Soares Gonçalves, Ayrton Senna II, Invasão da Britadeira, Invasão Campo do Aeroporto, Nossa Senhora da Conceição, Aparecida e Ulisses Guimarães.
CRAS Extremo Leste
Endereço: Ayrton Senna, 120 – Bairro Saint Pastous
Telefone: 3120 1022
Bairros: Santos Dumont, Saint Pastous, Palma, Dr. Romário, Fávila, Ulisses Guimarães, Segabinazi, Assentamento Novo Alegrete, Balneário Caverá Capão do Angico, Rincão de São Miguel, Jacaquá e Durasnal.
Fonte: Prefeitura de Alegrete