Centro Especializado de Reabilitação de Alegrete deverá ser inaugurado em dois meses

Mais uma ótima notícia para saúde do Município. Está prevista para a segunda quinzena de novembro a conclusão da obra do Centro Especializado em Reabilitação de Alegrete (CER II).

Um corpo estendido no chão, um ferimento na cabeça e muita indiferença ao redor

Localizado na Avenida Tiaraju, na Zona Leste, o espaço vai contar com 21 profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional,  técnicos de enfermagem, nutricionista, enfermeiros, pedagogo e psicólogos, segundo o coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Soares. Estima-se cerca de 300 atendimentos mensais.

O CER II está em fase de conclusão das instalações e vai contemplar as especialidades direcionadas à reabilitação física e auditiva. A conclusão dos trabalhos que conta com 1,6 mil metros quadrados de área construída, está prevista para daqui dois meses. A verba oriunda do “Programa Atenção à Pessoa com Deficiência/Centro de Reabilitação/Construção de Unidade de Atenção Especializada em Saúde”, do Ministério da Saúde, mais contrapartida do Município, tem um custo estimado da obra de R$ 2,6 milhões.

Em agradecimento, família doa 35 caixas de trufas aos profissionais da saúde de Alegrete

Com o CER II, Alegrete passará a ser referência regional para os 11 municípios da fronteira que integram a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS),  em atendimento a pessoas com deficiência física e auditiva. Centralizando, portanto, o atendimento aos deficientes físicos que precisam ir até Bagé para obterem suas próteses ou a Santa Maria, no caso de deficientes auditivos.

O CER faz parte do Plano Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado em 2011 pelo Governo Federal para implementação dos apoios necessários ao pleno exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência. A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.