Chapéu Preto está em seleto grupo de artistas do MEC

O uso do chapéu preto surrado, segundo ele, foi inspiração do brasileiro que criou o avião, Santos Dumont que sempre usava um chapéu. E por este adereço é que ficou conhecido em todo o lugar que anda e expõe suas obras.

Chapéu Preto está em seleto grupo de artistas do MEC
Chapéu Preto está em seleto grupo de artistas do MEC

E o Chapéu Preto de Alegrete, crioulo dos Passo dos Faracos, no Caverá, está entre os 144 melhores artistas primitivos do Brasil (autodidatas) em livro publicado pelo Ministério da Cultura.

Em mais uma visita ao Alegrete Tudo, o artista- escultor de madeira e modelador em concreto armado, Derli Vieira da Silva, o popular Chapéu Preto, mais uma vez traz um belíssimo trabalho. Desta vez, ele realizou o sonho de construir uma réplica de Monomotor, modelo de 1922, da 1ª Guerra Mundial.

O avião tem 1.48m e foi lapidado em chapa 14 – descreve. Ele disse que o mais “trabalhoso” foram as asas e a fuselagem. O início do trabalho foi em fevereiro deste ano(2021), mas acrescenta que se fosse colocar um período, diria que demorou cerca de 6 meses para concluir mais esta obra. “Durante esses nove meses, houve período em que me dediquei a outras obras, aquelas que me trazem o meu ganha pão”- destacou.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo

E, nesta semana, Derli finalizou o monomotor que homenageou com o nome de Gaudêncio Machado Ramos. Ele disse que buscou a conclusão para expor o avião no calçadão. “Vou colocar ali, principalmente pelo dia 7 de dezembro –  Dia Internacional da Aviação Civil.”- comentou.

Ele tem talento nato no que faz e assim é reconhecido como um artista pela sensibilidade e inteligência para compor com perfeição suas esculturas. 

Chapéu Preto está em seleto grupo de artistas do MEC
Chapéu Preto está em seleto grupo de artistas do MEC

Muito emocionado, Derli disse que todos os dias se ajoelha e agradece a Deus pelo dom que ele tem e destaca que, se Deus permitir, no próximo dia deseja acordar para continuar sua jornada. “Minha paixão é a arte é por isso que eu respiro” – afirmou.

Chapéu Preto fala também da sua admiração por Alberto Santos-Dumont considerado por muitos como o pai da aviação. Para concluir, ressalta: “eu ando vestido de lã, mas não sou ovelha”. Essa frase, é por considerar que a cidade não “vê” alguns talentos e, que sobrevive dos trabalhos que realiza na maioria das vezes para outros municípios e países.

Cães atacam rebanho no PaiPasso; carneiro premiado na Expointer foi gravemente ferido

Derli é escultor desde os 12 anos e trabalha com vários materiais: madeira, aço, ferro, chifre, dentre outros. Nessas décadas coleciona milhares de trabalhos, dentre eles, mais de 42 obras no exterior.

Fotos: PAT e Marini- Stop

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários