Ciclista de Luziânia passa por Alegrete e recebe o carinho da comunidade

Há quem diga não ser possível viajar por falta de dinheiro, quando às vezes a solução está bem perto, empoeirada em algum canto da casa: uma bicicleta.

Ela te leva do ponto A ao ponto B, dependendo basicamente da sua disposição em pedalar até o destino. Muita gente já percebeu a liberdade que uma bicicleta oferece, tornando o cicloturismo cada vez mais popular como alternativa econômica e ecológica de viagem.

A fotógrafa que renasceu num fatídico acidente vive seus dias para levar esperança às pessoas

Viajar de bicicleta é fácil. O veículo mais utilizado do mundo é democrático e não se importa com quem você é ou quanto tem na conta. Se quem tem boca vai a Roma, colocar os pés no pedal pode te levar a qualquer lugar do mundo.

E foi justamente isso que o goiano Jaison Oliveira incorporou no seu estilo de vida. Resolver conhecer novos lugares, apreciando cada paisagem. Ciclismo de dia, acampamento a noite.

Aos 38 anos, metade deles em cima de uma bike, ele já conheceu lugares como Minas Gerais, Foz do Iguaçu, Graciosa, Rio do Rastro, mas é do sul que ele mais admira, ou melhor cobiça.

Já percorreu a Argentina pedalando, agora chegou a vez de explorar o Uruguai. Sua missão está mais perto que esperava. Com mais de 2.110 km pedalados, o ciclista de Goiânia  chegou em Alegrete.

Por minutos escapou de uma chuva, aportou num posto da Zona Leste e lá esperou pela reportagem do Portal Alegrete Tudo. Desde sua entrada no Rio Grande do Sul, vinha sendo monitorado pela redação. De Júlio de Castilhos para cá, encontrou dificuldades devido à altimetria da região e sua carga preciosa.

Motorista embriagado, sem CNH provoca acidente e deixa duas pessoas feridas

 

Jaison carrega um reboque em uma bicicleta de carga adaptada para viagens. Uma casinha de cachorro. Sim, isso mesmo, sua fiel companheira tem 1 ano. Pelegrina Oliveira, uma cadela de raça indefinida lhe acompanha desde o dia que resolveu sair de casa. Isso há seis anos, período que ele se aventurou pelas estradas do Brasil, rumo ao país vizinho.

Pelegrina se adaptou ao estilo de seu fiel amigo, sabe a hora de descer do reboque de subir e é extremamente dócil. Com um espírito aventureiro, Jaison admite que prefere o contato da natureza. Prefere o acampamento e em cada lugar histórico a parada é certa. Conhece cada gruta por estradas onde passa. Registra todos os momentos.

A parada estratégica em Alegrete, deve render no máximo três dias de descanso. Logo na chegada no município, ganhou um par de pneus para o reboque. Os pneus utilizados já estão gastos e devem durar mais 100 km. Quer entrar no Uruguai de “sapatos novos”, brinca o aventureiro. A equipe de ciclismo de Alegrete Baita Chão brindou o goiano com um par de pneus.

 

Jaison deu uma volta pela cidade na tarde de sábado, onde ganhou mais solidariedade dos alegretenses. Recebeu de presente mais duas barracas para seguir viagem. Através do empresário Everton Costa que liderou uma campanha para doações dos utensílios ao ciclista.

Daqui ele vai até Santana do Livramento, onde entra no Uruguai pela cidade de Rivera, a volta será pelo Chuí.

Jaison se encantou pela receptividade dos gaúchos. Mostra paixão pelo Estado. Ostenta uma bandeira do RS em seu reboque. Diz que ganhou de presente e vai levar para o resto da vida. “O pessoal é mais receptivo, povo educado, sincero e amigo. Tô muito contente com isso”, revela o ciclista que precisa recuperar forças logo para seguir a viagem.

Pelegrina gosta de ração. Come num potezinho, faz três refeições diárias e dorme enquanto seu companheiro pedala.

Jaison conta que o município de Luziânia é o mais populoso da região do entorno do Distrito Federal e o mais populoso de todo o leste do estado. É também um dos maiores municípios do estado por extensão de área com 3.961,100 km². Luziânia é uma das cidades mais antigas de Goiás, fundada em 13 de dezembro de 1746.

Professora, embriagada, envolve-se em acidente

O ciclista viajante, depois de três dias na 3ª Capital Farroupilha seguiria viagem na manhã desta terça-feira (29), rumo a Quaraí, depois da Querência Querida, iria a Santana do Livramento, rumo ao Uruguai.

Júlio Cesar Santos                          Fotos: PAT e reprodução