Coletivo Nariz Vermelho leva alegria para pacientes da Santa Casa de Caridade

Na segunda quinzena de novembro, o Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete deu início ao Coletivo Nariz Vermelho. Formado pelos artistas Paulo Amaral, Bolivar Marini, Flora Arnoud, Claudemir Nery, Vanessa Freitas e Célio Pedroso, o grupo visitou de Doutores Palhaços  todos os quartos do Hospital Santa Casa de Caridade.

A proposta é criar uma sistemática quinzenal de visitas a fim de levar um pouco de alegria e afeto a pessoas internadas, familiares e acompanhantes do hospital.

A ideia não é recente, Paulo Amaral e Bolivar Marini já haviam desenvolvido esse tipo de trabalho há mais de quinze anos, com os grupos Fuzarqueiros Medical’s, Equipe Nariz Laranja e mais recentemente oferecendo assessoria artística ao Alegre-te Palhaços Doutores.

Por se tratar de um trabalho muito sério e delicado, os integrantes do Coletivo Multicultural, resolveram retomar a ação, observando sempre a necessidade de uma preparação técnica e emocional para as visitas.

Na ultima visita, um momento emocionante foi relatado por Marini. “No domingo estivemos no quarto de um senhor que era cuidado por sua esposa. O Paulo recitou um poema muito bonito do Quintana e eu para quebrar o gelo recitei um outro mais cômico do mesmo poeta. Falamos um pouco alto por que ele  não estava ouvindo muito bem. O senhor, emocionado, ouviu com atenção toda a apresentação e agradeceu. Quando nos despedíamos e saiamos pela porta ele falou: “Eles passarão, eu passarinho”. Nos viramos e foi nossa vez de agradecer. Para nossa tristeza ele veio a falecer nesta terça – feira, e para nós ficou uma lembrança muito sensível de todo aquele momento.”

O grupo atualmente é formado pelos seguintes integrantes:

Paulo Amaral (Dr. Rebimboca de Parafuseta) – Professor de História e Filosofia. Agente de Cultura e Lazer do Sesc e integrante do Coletivo Multicultural.

Bolivar Marini (Dr. Carrapixo) – Professor de História e Geografia. Artista plástico e integrante do Coletivo Multicultural.

Claudemir Nery (Dr. Xipariu ) – Professor de Educação Física. Dançarino e integrante do Coletivo Multicultural.

Flora Arnoud (Dra. Florentina) – Estudante. Atriz e integrante do Coletivo Multicultural.

Vanessa Freitas (Dra. Girafala) – Comerciária. Ex integrante do Alegre-te Palhaços Doutores.

Júlio Cesar Santos                                            Fotos: Paulo Amaral