Covid-19: com 18 vidas perdidas, Alegrete está com 224 casos ativos e inicia semana com risco médio de contágio

A 3ª Capital Farroupilha já perdeu 18 vidas devido ao novo Coronavírus. Conforme o boletim epidemiológico divulgado no último dia 2, pela prefeitura,  224 casos ativos, e 221 em isolamento domiciliar e três pacientes estão hospitalizados. Conforme estimativa divulgada pelo IBGE, o município da Fronteira Oeste possui  73.024 habitantes, destes, 8.429 pessoas já foram testados, com 1.003 testes positivos, e 7.341 foram negativados.

Bombeiros mergulhadores localizam corpo de militar desaparecido no Ibirapuitã

A cidade está com 75 exames aguardando resultado e 531 pessoas em observação com síndrome gripal.

De acordo com o último boletim Covid divulgado pela Santa Casa de Caridade, no dia 30 de outubro, dos 8 leitos da UTI adulto, cinco deles estavam ocupados. Já na UTI Covid, havia sete pacientes internados, restando três leitos.

No hospital de campanha, seis pacientes ocupavam o espaço que contempla 30 leitos. Cinco deles aguardam resultado de exame, e um teve o caso confirmado da doença.

Pelo boletim atualizado pela secretaria de saúde do RS nesta manhã de terça-feira (3), dos 18 leitos em UTI, 10 deles estão ocupados. A taxa de uso dos respiradores está em 16,7%. Já os 30 leitos Covid não possuem pacientes, segundo dados apresentados pelo governo nesta manhã.

A Região 03, registra 75,6% dos leitos ocupados e nos leitos Covid, a taxa de uso é de 16%. Dos 78 respiradores, 26 estão ocupados (33.3%). O Gabinete de Crise deferiu, ontem (2), o pedido de reconsideração enviado pela região de Santa Rosa, única região preliminarmente classificada em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa divulgado na sexta-feira (30).

Abigeato cruel: vaca prenhe é esquartejada enquanto, deitada, realizava trabalho de parto

Sendo assim, as 21 regiões estão em bandeira laranja (risco médio) na 26ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. A última vez que o mapa ficou completamente laranja foi na vigência da 21ª rodada, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro.

Apesar do aumento de hospitalizações confirmadas por coronavírus na última semana na região de Santa Rosa, o Gabinete de Crise acolheu o pedido porque a taxa de pacientes com Covid-19 na ocupação de leitos clínicos na região é baixa, e a série histórica de ocupação de leitos apresenta aparente equilíbrio.

Das 21 regiões Covid,  apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara.

Apenas a região de Cruz Alta, que esteve em bandeira vermelha na 25ª rodada, ainda não pode retomar as aulas, devendo aguardar até a definição da 27ª semana (mapa que será divulgado na próxima sexta-feira, 6/11). As outras 20 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas. Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Brigada Militar prende comerciante por vender bebida alcoólica para menor em Manoel Viana

As atividades presenciais nas escolas de Educação Infantil foram retomadas em 8 de setembro. No dia 21 de setembro, foi a vez das instituições de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. O Ensino Médio estadual iniciou o retorno em 20 de outubro, e as demais etapas (Ensino Fundamental) puderam ser retomadas em 28 de outubro. A cidade de Alegrete não optou pela retorno das aulas presenciais conforme Decreto Municipal.

Júlio Cesar Santos                  Fonte: estado.rs.gov.br           Foto: Alex Lopes