Desde a última segunda-feira (11), passou a ser válido o novo Decreto Estadual nº 55.240. O governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado o Decreto que institui o distanciamento controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo Coronavírus no Rio Grande do Sul.
Com um Modelo de Distanciamento Controlado em todo RS construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica. Foi criado um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.
Dividido com grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Uma das principais mudanças estão no uso obrigatório da máscaras em ambientes fechados, como comércios, e abertos, como as ruas.
A cidade de Alegrete pertence a região R03, que até está com bandeira amarela por apresentar baixo risco. Em entrevista à reportagem na tarde de segunda-feira (11), o prefeito Márcio Fonseca do Amaral, adiantou alguns pontos que devem constar no novo Decreto Municipal com publicação prevista para os próximos dias.
As academias e quadras de futsal com horários locados seguem liberados. Jogos em campos de futebol e em locais públicos está vedada. Outro ponto que está proibido é quanto a aglomeração (permanência), em parques e locais públicos. Por estar na bandeira amarela, em Alegrete podem funcionar com restrições: academias, missas e serviços religiosos (25% do público), cabelereiro, e barbeiro, e agências de turismo.
Considerada atividades não essenciais como serviço de buffet em restaurantes, casas noturnas, bares e pubs, eventos e cinemas não podem funcionar desde ontem. Em contato com a secretaria de saúde do município Bianca Casarotto, o trabalho está sendo intensificado. A Secretária frisa a importância da população se conscientizar que durante a pandemia existir e o coronavírus for um risco, será preciso atenção às recomendações dos órgãos de saúde. “Sair à rua só em extrema necessidade. A gente sabe que teve casos pontuais em Alegrete, como a fila da Caixa, e outros locais. Mas temos de respeitar o distanciamento”, enfatiza a secretária.
O prefeito estuda vários fatores que devem constar no novo Decreto, o item que fala nos restaurantes é um dos analisados para poder chegar num consenso, já que o município está na faixa amarela.
A adaptação ao Decreto Estadual, deve levar mais dois dias estima Amaral. Nesta terça-feira (12), está prevista uma reunião com as empresas que operam o transporte coletivo em Alegrete para tratar sobre a possibilidade do aumento do número de linhas em funcionamento.
O Decreto Estadual nº 55.241, de 10 de maio de 2020, mantém suspensas as aulas, cursos e treinamentos presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades e demais instituições de ensino, públicas ou privadas, municipais, estaduais e federais. A suspensão não se aplica aos Centros de Formação de Condutores.
O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no último domingo (10), os quatro casos positivos estão curados. Doze amostras foram descartadas e 30 pessoas estão sendo monitoradas. Ainda, 18 pessoas com sintomas gripais mais agudo foram submetidas aos testes rápidos e deram negativados seus exames.
Júlio Cesar Santos