Com menos de 1 km de ciclofaixa, Alegrete ainda não dispõe de mais espaços para o uso da bike

O primeiro bicicletário da cidade foi destruído há três meses e até hoje não foi reformado. O dispositivo na Rua dos Andradas está sem a proteção que foi danificada por um acidente de trânsito.

A cidade com pouco menos de 80 mil habitantes padece de espaços para o uso da bicicleta. O município têm apenas 1 ciclofaixa implantada desde 2015, construída através de recursos do PAC.

Grupo de ciclistas de Joinville passa por Alegrete e deixa uma saudável provocação à população e autoridades

Na Rondon a única ciclofaixa no município, são apenas 870 metros que beneficiam usuários de bicicletas. Em junho de 2015, ocorreu uma contagem de deslocamentos de bicicletas na Praça do Bebedouro, que contabilizou mais de 300 ciclistas passando pelo local em 6 horas.

Num dado comparativo, em outra contagem na Ponte Borges de Medeiros foram contabilizadas mais de 1600 bicicleta em 12 horas.

É constante o crescimento de usuários de bike, seja a passeio, transporte ou lazer. Lojas especializadas em Alegrete, já acusam a falta do produto.

Algumas empresas incentivam o uso da bicicleta. Ir e vim do trabalho virou hábito para muitos colaboradores. Empresas disponibilizam dispositivos para segurança como bicicletários, além de oferecerem vestiários para trocas de roupas.

Casal de ciclistas, de Alegrete, é doador de sangue há cinco anos

Uma classe prejudicada é o comércio. Sem nenhum espaço para trafegar com segurança, alguns trabalhadores do comércio se arriscam em meio ao caótico trânsito no centro da cidade. Algumas empresas locais fomentam o uso da bike, auxiliando os ciclistas com bicicletários e até um vestiário para troca do uniforme.

Existe um projeto na prefeitura com traçado de 12 km de ciclofaixas. Os locais seriam Avenida Alexandre Lisboa, Dr. Lauro e Venâncio Aires.

Em 2021, a Rondon poderá ganhar mais um trecho em ciclofaixa ligando a avenida até a Rua Dionísio Vilarinho no Bairro Progresso. Para o ano que vem, está previsto mais 750 metros de ciclofaixa entre Rondon, Braz Faraco, até a Rua Olegário Vitor de Andrade.

Sérgio Cruz, o ciclista alegretense multicampeão

O projeto está sendo finalizado para entrar em licitação e execução já no próximo ano. Outro passo, seria a ligação entre a Rondon e Avenida Integração, projeto ainda em estudo. Na obra do Regalado, a cidade vai ganhar mais 2.456 metros de ciclofaixa na avenida que ligará até a Rua Daltro Filho. Os dados citados nesta reportagem estão disponíveis no site da prefeitura.

Com a chegada do verão, a tendência é crescer o número de usuários de bicicletas, seja a passeio ou meio de transporte.

Mas para isso, é preciso uma maior conscientização do Poder Público em proporcionar mais áreas específicas aos ciclistas. De acordo com o prefeito Márcio Fonseca do Amaral, uma série de esforços estão sendo feitos para propiciar mais segurança aos ciclistas. Quanto ao aumento de áreas com ciclofaixas na cidade, Amaral reiterou que existe projetos, mas devem se concretizar no próximo ano.

Júlio Cesar Santos                     Fotos: PAT e Eduardo Silveira