O comandante do 6º RCB, Cel Cordeiro Pacheco, apresentou à imprensa dia 13, como vai ser a sua atuação, como comandante da Operação Acolhida em Pacaraima – no Estado de Roraima a imigrantes venezuelanos.
Ele esteve durante uma semana verificando toda a situação de como estão e o que se pode fazer pelos imigrantes que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida.
Cordeiro Pacheco explica que vai comandar a operação junto com militares do 10º Blog e outras unidades militares da região, por três meses, direto de Pacaraima, nas estruturas montadas pelo Exército Brasileiro, especialmente para este trabalho.
Ele explicou que o trabalho já cadastrou na Operação Guadião 16.126 venezuelanos, encaminhando documentos e para ver se os coloca no mercado de trabalho em algum local do Brasil, já que eles estão em vários estados brasileiros.
O grande objetivo, disse o militar, é diminuir o sofrimento dessas famílias em vulnerabilidade social devido ao caos político e social da Venezuela.
De Alegrete, vão cinco oficiais e mais sargentos, soldados, cabos um total de 48 militares do 6º RCB e mais sete do 10º B Log. Ele lembrou que igrejas e outras instituições também prestam um grande serviço social e humanitários em Pacaraima
O trabalho é todo desarmado com cunho humanitário e social, destacou Cordeiro Pacheco.
Vera Soares Pedroso