Comissão da Assembleia discutirá cadeia produtiva da cultura gaúcha

Grupo de deputados irá percorrer estado para ouvir representantes do setor e propor medidas.

A Assembleia Legislativa do estado instalou essa semana uma comissão para debater a música e a cadeia produtiva da cultura regional gaúcha. Presidido e proposto pelo deputado Luiz Marenco (PDT), o grupo deverá percorrer o estado nos próximos meses para traçar um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelo setor, bem como propor medidas capazes de fomentar a geração de emprego e renda a partir das tradições do Rio Grande do Sul.

A primeira reunião da comissão especial, que vai durar 120 dias, será na quarta-feira, 6. “Vamos percorrer o Rio Grande e, se Deus quiser, aquilo que eu vivi há 30 anos, volte, que renasça, aquele momento de ouro da cultura gaúcha”, disse Marenco, numa referência aos festivais nativistas.

Com potencial gigante para gerar emprego e renda, o setor já movimenta a economia. Vejam o caso dos rodeios: só este ano, já foram mais de 2 mil, fomentando o comércio de rações, indumentária, manejo do gado…Outro segmento importante é o das danças tradicionais gaúchas, garantindo trabalho a instrutores, músicos de invernadas, costureiras, empresas de ônibus que transportam os dançarinos para os rodeios…

O primeiro passo para dar visibilidade a tudo isso seria um grande estudo para quantificar esse potencial. Quantos empregos a cultura gaúcha gera? Quanto de dinheiro movimenta? O único estudo a respeito é muito antigo. Sem isso, fica difícil convencer um investidor, um patrocinador, a apostar nesse segmento. Boa sorte ao deputado Marenco.