Como conservar as frutas no verão

Com o calor as frutam estragam rápido, trazendo prejuízo ao bolso de muitas pessoas.  

Como conservar as frutas no verão
Como conservar as frutas no verão

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas optam por ir poucas vezes ao mercado e/ou fruteira. Porém o problema é que com o calor as frutas murcham ou estragam, trazendo prejuízo econômico.

Mas com todo o avanço tecnológico e a criatividade do povo brasileiro, várias medidas foram desenvolvidas para retardar o amadurecimento das frutas e fazer com que elas durem mais tempo.

Métodos para fazer com que as frutas durem mais tempo

  • Lavar os alimentos: assim que chegar à sua casa com as compras, lave as frutas em água corrente e após isso, encha uma bacia com água e algumas gotinhas de hipoclorito de sódio. Deixe as frutas submersas por 15 minutos, lave na água corrente e seque com toalhas de papel, para que o alimento não apodreça com a umidade. Esse processo faz com que qualquer organismo externo que possa prejudicar a fruta saia de perto, aumentando a sua durabilidade.
  • Use o congelador: Para quem toma muito suco natural, uma solução boa e eficaz é congelar as frutas, de preferência sem casa e picadas. Divida em porções e por sabor, assim quando for preparar o suco, é só pegar e colocar no liquidificador. Suco natural, gelado e sem perder as vitaminas.
  • Utilize potes de vidro: as frutas que precisam ir à geladeira devem estar em potes de vidro, pois eles impedem a interação com outros alimentos e com o ar quente que passa toda vez que se abre a geladeira. O pote de plástico acaba solando uma substância cancerígena após um período de tempo, não sendo indicado para guardar alimentos (por muito tempo).
  • Controle a temperatura da geladeira: a temperatura ideal é igual a 5°c, já que temperaturas muito baixas ou muito altas podem danificar os alimentos e colocar todo o seu trabalho fora.
  • Não deixar as frutas grudadas: frutas muito próxima acabam se “aquecendo” e estragando. O ideal é que fiquem distantes uma das outras, com no mínimo 1 cm de distância.
  • Papel manteiga: outra opção é embalar as frutas úmidas em papel manteiga, principalmente as que vão ao gelo como mamão e melão, por exemplo. Para evitar que elas apodreçam com a sua própria umidade. 

Geovanna Valério Lipa

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários