Um convênio firmado entre a Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está beneficiando pequenos e médios produtores rurais do município com a oferta gratuita de toque gestacional em bovinos e ovinos.
Nos dias 24 e 29 de maio um grupo de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram na localidade do Rincão do 28, no subdistrito do Vasco Alves, a primeira rodada de visitações. Com orientação dos professores Gabriel Charão e Magda Vieira o grupo fez o diagnóstico em 150 animais, que são propriedade de quatro produtores rurais. Já no dia 29, mais 60 animais de dois produtores também passaram por avaliação, totalizando 210 animais já atendidos naquela localidade.
Para o secretário Alberto Pinheiro Machado Prates, este convênio dá a oportunidade para que ambas as instituições atinjam seus objetivos, como a ampliação da extensão rural e o aprendizado dos acadêmicos. “Os produtores poderão planejar melhor a comercialização dos animais, o que é um importante fator para o desenvolvimento das propriedades”, afirma.
O trabalho vai continuar ainda no decorrer de junho, período em que estão programados diagnósticos de gestação em ovinos e o diagnóstico parasitário para ovinos, bovinos e eqüinos. ” Todos ganham com parcerias produtivas como esta com a Urcamp”.