Corpo de Bombeiros realiza simulado na Agroindústria da CAAL

 
O som alarmante das sirenes que os alegretenses ouviram na tarde desta terça-feira (21) deixou alguns assustados e apreensivos para saber o que de fato estava acontecendo, pois ambulâncias se dirigiam ao Pronto Socorro Municipal. Mas tudo se tratava de mais um simulado de acidente realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Brigada de Incêndio da CAAL.
Simulado-emergencia-CAAL-03
 
Na simulação foram feitas ocorrências de incêndio e resgate às vítimas em diversos locais da indústria. O exercício serviu para o treinamento de prevenção de  acidentes e preparar as equipes para os socorros de urgência.
Simulado emergencia CAAL 06
Cuidar da segurança de suas instalações, protegendo a vida humana é um dos pilares da ação preventiva desenvolvida pela CAAL em todas as suas Unidades de Negócio. Além de um plano de prevenção e treinamento executado internamente com o pessoal envolvido diretamente nos processos, o setor chamado Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da CAAL realiza operações em conjunto com os órgãos de segurança e resgate, como os Bombeiros e Defesa Civil.
Uma desta operações de apronto e treinamento foi o Simulado de Emergência realizado na terça-feira, dia 21 de outubro nas instalações industriais da CAAL na rodovia BR 290. Coordenada pelo Sargento Canabarro e sob o comando do Tenente Pinto do Corpo de Bombeiros, a simulação também envolveu a SAMU, Guarda Municipal, Pronto-socorro Municipal e Hospital de Guarnição Militar de Alegrete.
O evento teve por finalidade colocar em prática os treinamentos realizados pela Brigada de Incêndio da CAAL e testar o apronto dos diversos órgãos envolvidos nas atividades de socorro e resgate, permitindo contato com uma situação que se aproxima do real, colocando em prática os treinamentos que são realizados periodicamente.
Simulado emergencia CAAL 01
Pontualmente às 15 e 30 horas, conforme programado, tocou o alarme de incêndio e imediatamente a sirene foi acionada para alertar os funcionários sobre ocorrência de sinistro nas instalações. Conforme prevê o plano de emergência, todos os responsáveis pelos setores da Unidade Industrial conduziram a evacuação do pessoal, conduzindo até a área de encontro, que é o local onde é feita a conferência do número de pessoas evacuadas. Ao mesmo tempo o corpo de Bombeiros é acionado, comunicando aos demais órgãos de socorro e resgate sobre a ocorrência. Por sua vez, a Brigada de Incêndio da CAAL entrou em ação tomando as primeiras medidas de atendimento, como uso dos equipamentos primários para combate a incêndio e auxílio ao resgate de prováveis vítimas, aguardando o socorro oficial que chegaria em poucos minutos.
Simulado emergencia CAAL 04
Com a chegada do Corpo de Bombeiros e ambulâncias com os socorristas, o pessoal treinado da Brigada de Emergência tem papel fundamental no apoio e condução dos profissionais aos locais onde há necessidade de resgate e primeiros socorros. No simulado foram três cenários, com vítimas com perfuração durante explosão que precisou de duplo atendimento: atendimento ao ferido e combate a chamas; vítima em altura que despencou da fita transportadora, exigindo cuidado na remoção e o caso mais grave que seria um resgate em ambiente confinado que necessita de muita atenção e perícia devido às dificuldades de acesso e remoção da vítima. Demonstrando bastante preparo, as equipes de resgate e socorro atenderam as ocorrências, estabilizando as vítimas, conduzindo-as ao Pronto Socorro Municipal para atendimento médico em tempo adequado, apesar de dificuldades no deslocamento, devido à pouca colaboração dos condutores de veículos nas ruas da cidade.
Após os exercícios de socorro e regate houve uma reunião com todos os envolvidos para avaliação da atividade, quando foram discutidos e apresentadas soluções para corrigir possívei necessidades de ajustes em ações desenvolvidas tanto para o pessoal da empresa envolvida, quanto para os órgãos de resgate que participaram do simulado. Todos que se manifestaram na reunião de avaliação colaboraram com sugestões para aprimoramento das ações de socorro e resgate, enfatizando ser necessário constante treinamento para que todos estejam preparados em caso de real necessidade de atuação em emergência.
Simulado emergencia CAAL 08
Do ponto de vista de treinamento o evento foi um sucesso, com todos os envolvidos trabalhando em conjunto, transformando os diversos e diferentes órgãos em uma equipe que tinha por objetivo maior preservar a vida humana, que no final das contas é o principal motivo de um evento como este.INCENDIO CAALL
A ação aconteceu na Agroindústria da CAAL, na BR 290 e mobilizou além do Corpo de Bombeiros, O SAMU e os os 230 funcionários da CAAL Agroindústria.
O Projeto Bombeiros Mirim de Alegrete participa do 8º Encontro Regional de Bombeiros Mirins neste dia 24 de outubro de 2014 na cidade de Santana do Livramento.