Covid-19: na zona de risco médio de contágio, Alegrete está com 53 casos ativos e 5 pessoas aguardando resultado

A cidade de Alegrete iniciou a semana com 4 casos positivos de Covid-19 e mais 4 pacientes recuperados.

Com 597 casos confirmados e 529 recuperados, o município da Fronteira Oeste está com 53 ativos, todos em isolamento domiciliar). Quinze vidas foram perdidas pela Covid-19.

Covid-19: socorristas estão na linha de frente e também merecem aplausos

Já são 6.430 testes realizados, e de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (28), às 19h, 207 pessoas estão em observação com síndrome gripal.

A partir de hoje a cidade inicia pela 6ª vez consecutiva a cumprir os protocolos impostos pelo distanciamento controlado do Governo gaúcho. Considerada na zona de risco médio de contágio do novo coronavírus, não há hospitalizações pela doença.

Pelos dados processados da secretaria de saúde do RS, com atualização na manhã desta segunda (10h09min), a cidade de Alegrete tinha 13 leitos de UTI, ocupados dos 18. Já nos leitos Covid-19, apenas dois estavam ocupados, dos 18 disponíveis. A taxa de ocupação dos respiradores era de seis pacientes, restavam 12 aparelhos. Segundo planilha apresentada pelo governo, dos 13 pacientes em UTI, oito deles não possuem Covid-19, três são considerados suspeitos e 2 contraíram coronavírus.

Dois detentos testam positivo para a Covid-19 no Presídio de Alegrete

Na região, entre 9 hospitais, dos 78 leitos em UTI adulta, 59 deles estão ocupados. Dos 163 leitos Covid-19, 21 estão em uso. Já os 78 respiradores, 34 estão em uso.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, continua ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro;Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.

Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.    O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Júlio Cesar Santos                            Foto: Eduardo Silveira