Cuidado – alta incidência de raios ultravioleta nocivos à pele

Estamos na época de calor e sol muito forte, aqui em Alegrete, e quem precisa trabalhar ou se expor ao sol deve ter muito cuidado para não receber sem proteção os raios mais nocivos à pele.

sol

O mês de janeiro e o que tem mais incidência de luz solar e, muitas vezes, mesmo não querendo as pessoas precisam estar no sol como os trabalhadores rurais , de obras , entregadores e tantos outros.

Quem precisa por necessidade tomar sol deve usar protetor solar, porque o sol em seu horário das 10h às 16h tem alta incidência de raios nocivos e faz mal.

Guinada na vida: manicure vira barmaid durante a pandemia

Ao atingir a nossa pele, os raios ultravioletas podem penetrar profundamente e provocar reações imediatas, como as queimaduras solares. Além disso, devido ao acúmulo de radiação durante a vida, esses raios também causam o envelhecimento precoce e alterações celulares, o que pode predispor ao câncer. Assim, para proteger a pele da melhor maneira, é essencial conhecer as diferenças entre os raios UVA e UVB.

É muito importante que as pessoas fiquem cientes sobre o que esses raios provocam na pele para se protegerem corretamente e evitarem consequências negativas.

O sol produz raios que são invisíveis, conhecidos como ultravioleta B (UVB) e ultravioleta A (UVA). Os UVA são constantes durante o ano e penetram profundamente na pele, sendo responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Eles atravessam o vidro, as nuvens e a derme, camada mais profunda da pele. São indolores e os principais causadores do envelhecimento precoce, podendo provocar também:

  • alergias solares (vermelhidão);
  • câncer de pele;
  • manchas solares.

Os efeitos da radiação UVA são cumulativos, indolores e discretos, ou seja, a pele sofre lesões imperceptíveis ao longo do tempo, o que leva ao surgimento de manchas e outros sintomas após muitos anos.

Já os UVB são muito energéticos, e mesmo que retidos pelo vidro e pelas nuvens, podem penetrar mais superficialmente na pele. Sua incidência aumenta durante o verão, principalmente nos horários entre às 10h e 16h. Os raios UVB provocam vermelhidão, que é mais comum em crianças e pessoas de pele clara, que apenas se queimam e não se bronzeiam. Além disso, podem causar:

  • queimaduras;
  • reações alérgicas;
  • câncer de pele.

No caso dos raios UVB, a queimadura surge após um dia inteiro de exposição excessiva aos raios solares, como passar o dia exposto ao sol sem protetor solar.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários