Curso de Engenharia Agrícola terá turmas só na Unipampa

Confira as principais atividades que um Engenheiro Agrícola pode desempenhar em diferentes etapas desse importante segmento da economia

Com o anuncio de que o Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete realiza pesquisa pública de interesse para a criação de um novo curso no campus – Curso Superior de Bacharelado em Agronomia, surgiram dúvidas quanto a continuidade  do Curso de Engenharia Agrícola na Unipampa que era realizado junto com o IFFar.

Esse curso tinha aulas aqui no campus da Unipampa e no IFFar no distrito de Passo Novo. O que acontece, de acordo  com o diretor do campus da Universidade de Alegrete Professor, Dr Ederli Marangon é que a Engenharia Agrícola vai ter continuidade, só que não será em parceria com aulas no IFFar.

IFFar: Campus Alegrete lança Campanha do Agasalho

Na realidade, não abrirá novas turmas no IFFar, porque o curso foi totalmente absorvido pela Unipampa, inclusive de acordo com professor Ederli os alunos estão migrando para o campus de Alegrete.

Esse curso oferece 40 vagas e o ingresso é só via ENEM.

A profissão de Engenheiro Agrícola

O Engenheiro Agrícola é o profissional responsável pelo planejamento e execução de sistemas de produção agrícola e de processos agroindustriais. Ele faz também a gestão dos recursos naturais e dos sistemas de irrigação e drenagem, evitando a erosão do solo e a poluição de mananciais.

Sua formação permite ainda que acompanhe a comercialização e distribuição de produtos derivados do agronegócio.

IFFar: Campus Alegrete lança Campanha do Agasalho

Confira as principais atividades que um Engenheiro Agrícola pode desempenhar em diferentes etapas desse importante segmento da economia:

Mercado de trabalho

Quem se forma em Engenharia Agrícola encontra trabalho com facilidade, em todas as regiões do Brasil pois o setor tem grande importância na economia do País e precisa de profissionais qualificados. A crescente exigência de certificações para exportação de produtos também fomenta a contratação deste Engenheiro, assim como a inovação tecnológica de máquinas e processos, que vem abrindo novas frentes de trabalho para este profissional. Confira as instituições que mais contratam o Engenheiro Agrícola:

  • Fazendas
  • Cooperativas
  • Usinas de biocombustível
  • Indústria de máquinas e implementos
  • Companhias de armazenamento
  • Instituições de ensino e pesquisa
  • Empresas de consultoria
  • Comércio e assistência técnica de produtos e equipamentos.

Foto arquivo: imagem antes da pandemia