A atividade reuniu crianças e parceiros locais em uma atividade focada no bem-estar e na saúde de animais e pessoas.
A iniciativa contou com a participação da coordenadora do curso, professora doutora Adriana Lucke Stigger; das professoras Natália Hortsmann Risso e Fernanda Porcela dos Santos, além de acadêmicos. De forma acessível e prática, foram abordados cuidados com zoonoses, o uso de vermífugos e a importância da higiene.
Copa Cidade do Alegrete leva jovens da rede municipal a competir no Clube 7 de Setembro
Com relação às doenças que podem ser transmitidas de animais para as pessoas (zoonoses), Adriana relata que o grupo promoveu orientações sobre a necessidade de lavar bem as mãos após o contato com os bichinhos. Em uma linguagem lúdica e acessível, os acadêmicos mostraram como pequenas medidas, a exemplo da higienização das mãos antes de comer, ajudam a proteger a saúde de toda a família.
A coordenadora destacou, aos estudantes, o quanto é essencial o uso de vermífugos para manter os animais livres de parasitas que podem prejudicar tanto os bichos quanto as pessoas. A ação fez parte de um esforço colaborativo entre a Urcamp e outras instituições locais, fortalecendo a conscientização sobre a relação entre a saúde humana e animal.