Cursos técnicos do Emílio realizam grande mostra

As turmas dos Cursos Técnicos do Colégio Estadual Emílio Zuñeda realizaram, na noite do dia 03 de julho uma Mostra na qual os alunos dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Edificações expuseram vivências, dinâmicas e práticas desenvolvidas em sala de aula.

Sob a coordenação das professoras Luciara Braga Leite e Cleide Ceolin, os alunos do curso Técnico em Administração, na disciplina de Empreendedorismo, elaboraram um modelo de negócio e colocaram em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula.

Empreendedorismo e sobre o que é ser empreendedor, negócios inovadores, mercado e tendências que influenciam as oportunidades.

Além disso, os discentes elaboraram o modelo de negócios CANVAS de um restaurante denominado Etnias, com base nas etnias das pessoas que formaram o município de Alegrete: italiana, alemã, judia, africana, árabe e portuguesa. Os alunos criaram cardápios e prepararam comidas e bebidas que foram servidas durante a Mostra para o público visitante poder degustar os pratos típicos da culinária desses países.


Os alunos do Técnico em Contabilidade apresentaram uma visão do funcionamento da estrutura financeira de uma empresa, demonstrando de forma prática as vivências de sala de aula. Aplicaram testes sensoriais, ensinaram dinâmicas de grupos e deram dicas de como os candidatos a uma vaga de emprego devem se portar em uma entrevista.


Já os futuros Técnicos em Edificações, sob a coordenação da professora Danielli Duó e dos professores Ricardo Eguilhor Rodrigues e Marcelo Ramos Netto, demonstraram, por meio de maquete, locação de obra em sistema por cavalete e tábua corrida. Também distribuição material no canteiro de obra e áreas de vivência e operação, bem como sistemas de armação de elementos estruturais.
Além disso, procederam à demonstração de diferentes granulometrias de agregados (areia e brita) utilizados na produção de concreto e argamassa, e demonstração de planta baixa e projetos em software Autocad.


Com relação à parte elétrica, os alunos apresentaram um painel com sistema elétrico de distribuição, tomada, interruptor, campainha e sensor de presença.
Sob a direção do professor Valdoir Dutra Lira, tendo como vice-diretor do turno da noite o professor Télvio Liscano, o Emílio Zuñeda completou recentemente 63 anos, e os Cursos Técnicos fazem parte da história do Colégio que, com uma proposta pedagógica comprometida com a qualidade da educação, forma anualmente diversos profissionais técnicos qualificados e aptos ao ingresso no mercado de trabalho. A Mostra aconteceu nas dependências do Colégio Emílio Zuñeda e teve um grande número de visitantes da comunidade escolar.

Colaboração Professora Marileia Marchezan

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *