‘Decisão técnica, e não política’, diz Eduardo Leite sobre negociação da compra da vacina chinesa pelo governo federal

Governador do RS, que participou de reunião com o ministro da Saúde sobre as negociações para aquisição, se manifestou nesta quarta-feira (21). Bolsonaro disse, em uma rede social, que vacina Coronavac não será comprada.

O governador do RS, Eduardo Leite, se manifestou nesta quarta-feira (21) sobre a compra da vacina produzida pela empresa chinesa Sinovac pelo governo brasileiro. “A decisão da inclusão de uma vacina no Programa Nacional de Imunização deve ser eminentemente técnica, e não política”, afirmou, em um vídeo postado nas redes sociais. Veja vídeo acima.

Leite participou do Fórum dos Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na terça (20), em que foi anunciada a negociação para compra de 46 milhões de doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, com participação do Instituto Butantã, de São Paulo.

Já na manhã desta quarta, o presidente Jair Bolsonaro disse, em resposta a seguidores de uma rede social, que não vai comprar a “vacina da China”.

Depois, o secretário do Ministério, Élcio Franco, afirmou que não há intenção de compra da vacina. “Tratou-se de um protocolo de intenção entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, sem caráter vinculante. Não há intenção de compra de vacinas chinesas”, disse.

“Temos instituições renomadas trabalhando sobre esse assunto como a Fiocruz, Instituto Butantã e o que deve ser observado é a condição de segurança, a viabilidade técnica e também a agilidade para disponibilizar essa vacina para imunizar a população, ou seja, sem análises políticas. Importante é que seja tecnicamente decidido e viabilizado para a população que ela precisa, que é a garantia de uma vacina segura o mais rápido possível”, comentou Leite, no vídeo.

Eduardo Leite fala sobre compra da vacina chinesa pelo governo federal

Eduardo Leite fala sobre compra da vacina chinesa pelo governo federal

Após a reunião, na terça, o governador afirmou que o governo do RS já estava se preparando para receber as doses.

“O governo do RS já está se antecipando para fazer a aquisição de materiais como seringas e agulhas, e também a organização de espaço para o armazenamento dessas vacinas dentro desse programa nacional de imunização. O nosso governo está comprometido em garantir todas as condições de vacinação para a população gaúcha”, afirmou o governador.

Fonte: G1