Defensoria lança cartilha dos direitos do consumidor com linguagem acessível e menos formal

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), uma cartilha divulgando o Código de Defesa do Consumidor.

 O material traz orientações sobre as principais demandas do direito do consumidor e foi produzido com uma linguagem acessível e menos formal. O objetivo é trabalhar a educação em direitos para pessoas que não estão familiarizadas com a legislação.

“A cartilha representa uma breve síntese sobre boa parte dos direitos reconhecidos aos consumidores quando estes realizam seus negócios no mercado ou no varejo, e tem como finalidade orientá-los a respeito daquilo que está previsto na lei e nas decisões judiciais sobre até onde vão os seus direitos, o que pode ser exercido e de que forma podem exercê-los. Trata-se de um instrumento de leitura recomendado para todos os cidadãos”, comenta o defensor público dirigente do NUDECONTU, Rafael Pedro Magagnin.

A gratidão nos faz melhores, mesmo quando a causa é usual

O material impresso foi distribuído inicialmente na Defensoria Pública Regional de Carazinho e na rede de Supermercados Economia e E-Atacarejo (Zes Supermercados), que opera no município. Em novembro do ano passado, a DPE/RS e a rede firmaram um convênio. Nele, a empresa optou por destinar 25% de suas vagas a pessoas integrantes de grupos vulneráveis (negros, pessoas com deficiência, idosos e indígenas). A consolidação deste tipo de termo foi considerada inédita no Estado e objetiva reduzir as desigualdades sociais e promover a igualdade de oportunidades.

Anélio Cardona, servidor do IPE que atende mesmo com a agência fechada

A partir de agora, a ideia é que outros municípios possam firmar acordos parecidos com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, disponibilizem a cartilha à população.

Júlio Cesar Santos              Fonte: Ascom DPE/RS