Definido dia do sorteio das 100 casas dos reassentados da Revitalização do Regalado

As 100 famílias que serão reassentadas para a Revitalização do Arroio Regalado estão cada vez mais perto de irem para suas novas casas nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. O sorteio das casas está confirmado para o dia 8 de janeiro de 2015, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, a partir das 18 horas.
A dinâmica do sorteio prevê recepção dos responsáveis pelos núcleos familiares, que serão identificados com o nome e um número, que será a referência para o processo. A escolha acontecerá mediante o sorteio do número da senha pessoal e do quarteirão, quando então o beneficiário indicará a sua casa de preferência na planta disponibilizada pela construtora, desde que ainda não elegida anteriormente.
Casas do Regalado
Tem prioridade na escolha as 60 famílias que sofrem constantemente com as enxurradas do arroio. Imediatamente após o sorteio será agendada a visita de inspeção da família na nova residência. Haverá plantas secundárias distribuídas no local para que as pessoas já tenham, no momento do sorteio de sua senha, familiaridade com o loteamento e os quarteirões, a fim de facilitar o processo de escolha. A logística do sorteio fica a cargo da Prefeitura do Alegrete.
Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, que coordena o projeto, este é um ponto bastante delicado de seu andamento. “A realocação das famílias envolve muitas questões, grande parte das vezes mexendo em histórias de vida ligadas ao território. Tratamos do assunto com muita responsabilidade e respeito aos envolvidos”, explica.
As habitações tem 45 m² de área construída, com sala, dois quartos, cozinha americana e placas de captação de energia solar para aquecimento dos chuveiros. O trabalho técnico social manteve visitas frequentes às obras com a comissão de acompanhamento formada por moradores. As moradias estão distribuídas em dois bairros, sendo 24 casas no Bairro Maria do Carmo e as 76 restantes estão localizadas no bairro Nilo Soares Gonçalves.
REVITALIZAÇÃO DO REGALADO – o projeto objetiva evitar 90% das enxurradas que afetam principalmente os bairros localizados acima da Rua Daltro Filho (Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano). Serão necessários o alargamento do leito do Regalado e a substituição da ponte da Rua Daltro Filho. Na região do Bairro Prado a atual calha do rio será substituída por um canal alargado com cerca de 500 metros, dois metros de profundidade, câmara de dissipação com 1,8 m e proteção lateral com pedras. Próximo à Rua Daltro Filho um trecho de 250 m terá também a intervenção com muro de gabiões, que será transposta pela nova ponte com 30 m de comprimento e 12,3 de largura, comportando duas faixas de rodagem, ciclofaixa e passagem de pedestres.
A canalização do valo que atravessa o Bairro Sepé Tiaraju terá 947 metros, iniciando na Rua Dionísio Vilarinho, passando pelas ruas Timóteo Bomback, Jacques D’Avray e Avenida das Américas, até o Arroio Regalado.
Os bairros Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano serão interligados por uma avenida com 2,5 quilômetros, com início na Avenida Braz Faraco e fim na Rua Daltro Filho, que servirá também como barreira para as águas. A via comportará ciclofaixa, duas faixas de rodagem, calçadas nos dois lados e estacionamento em um sentido. “Com certeza esse projeto vai mudar a cara de uma região importante da cidade, concedendo urbanidade, infraestrutura e qualidade de vida a muitas pessoas. O projeto não é da Prefeitura, ele é da cidade de Alegrete”, defende o prefeito Erasmo Silva.