Delegado Valeriano recebe título de Cidadão Alegretense

Em sessão solene na Câmara de Vereadores de Alegrete, Delegado Regional e responsável pela DPPA de Alegrete, Valeriano Neto, foi agraciado com o título de cidadão alegretense. Familiares, autoridades, colegas de profissão, e comunidade prestigiaram a homenagem na noite desta sexta-feira(5).

A vereadora preponente, Vanda Dorneles,  afirmou que esta homenagem consolida o acolhimento ao delegado Valeriano Neto, que como tantos outros, deixaram suas cidades Natal e seus familiares para prestar serviço público em Alegrete. A honraria também é o reconhecimento do trabalho eficiente de toda a Polícia Civil, Brigada Militar, SUSEP, Guarda Municipal e Polícia Federal, que na gestão do Delegado Valeriano uniram forças em prol da segurança da nossa cidade prestando um serviço de excelência. A parlamentar parabenizou o homenageado e disse saber o quanto a Polícia Civil, assim como todas as forças de segurança, empreendem esforços diários para proporcionar segurança à população alegretense.

O homenageado e mais novo Cidadão Alegretense, que está pouco mais de um ano na cidade, ressaltou que esta se sentindo muito gratificado pela honraria. Delegado Valeriano, acrescentou que desde que chegou no município percebeu a relação de pertencimento que as pessoas tem com a terra, com o “baita chão”. Esta é uma característica muito importante e que levou um tempo para ter a compreensão deste sentimento de pertencimento com a terra. Hoje, ele pode dizer que tem essa relação com a cidade que o acolheu tão bem, além da consciência de que as pessoas que recebem este Título de alguma forma realizam alguma atividade importante em prol da comunidade. ” esse reconhecimento enche meu coração de alegria e me fortalece pra seguir em frente e lutando. Me faltam palavras para agradecer tamanho reconhecimento e compreensão da importância desse Título. Porém, não faltarão atitudes ao longo do tempo no sentido de atender cada vez melhor essa população que me recebeu de braços abertos e que hoje, me homenageia com este importante título” – finalizou.

Conheça um pouco mais da história do Policial Civil.

Há nove anos na Polícia Civil, Valeriano Garcia Neto assumiu o cargo de Delegado da 1ª DPPA em 21 de maio de 2018.  Ele estava lotado em Canoas, quando atendeu o convite da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene e aceitou a transferência para a Fronteira Oeste. Mais recente, em maio deste ano, ele também assumiu oficialmente como Titular da 4ª DRPI.

O policial substituiu o Delegado Peterson Benites, que foi para a Capital. Valeriano é natural de Porto Alegre, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS, possui especialização em Ciências Criminais pela faculdade de Anhanguera/SP e especialização em Operações Especiais Policiais pelo IDC.

Iniciou a carreira de delegado de Polícia como titular da Delegacia de Polícia na cidade de Ciríaco, foi delegado de polícia adjunto em Capão da Canoa, delegado plantonista em Tramandaí e Delegado titular em Cidreira e também em Imbé durante cinco anos.

Casado coma escrivã Débora Prestes, também lotada na DPPA de Alegrete é responsável pelo Projeto Papo Responsa, o casal tem dois meninos.

No telão passou homenagens, mensagens e um pouco da história do policial civil, que não conseguiu evitar a emoção e demonstrou sua gratidão por tudo.

Flaviane Antolini Favero

Fotos: Sandra Freitas

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *