Demora de exame pelo SUS revolta pacientes

O Portal Alegrete Tudo foi procurado por pessoas que reclamam da demora no atendimento e marcação de exames pelo SUS
sus cartões
Uma das pacientes é a senhora Janaína dos Reis, moradora dos Pinheiros, no interior do Município. Ela relata que foi  até o Posto de Atendimento Médico Central- PAM marcar uma ecografia, e lá foi informada que o exame seria agendado para daqui a seis meses, ou seja, para o mês de novembro de 2014. Também disseram a ela que se não fosse chamada neste período teria que retornar ao Posto para novamente remarcar a data do exame.
Outro caso é do Sr. Olívio de Oliveira Marques, morador da Vila Nova, que em janeiro deste ano foi até o INSS para a marcação de uma cirurgia para a remoção de catarata, e até agora aguarda ser chamado. O mesmo relatou que tem problemas de audição e encaminhou exames, mas até o momento não foram nem agendados.
O Procedimento
A Secretária Municipal da Saúde, Maria do Horto Salbego informa que exames marcados no Programa de Saúde da Família,nos postos da Rede Pública, têm prioridade (gestantes, pacientes oncológicos e urgências). Esses exames, de acordo com a Secretária são marcados pela própria enfermeira e esses pacientes não ficam esperando na fila.
Já os demais pacientes que não se enquadram nas prioridades, (acima) segundo a Secretária, demora um pouco mais. Ele explica que outros casos que não são de pacientes do PSF e seriam de emergência poderiam ser marcados para a área hospitalar.
Os exames que mais demoram, explica a Secretária são os de ressonância e de ecografia, porque dentro do agendamento de pacientes do SUS ainda tem os do IPE e os da Rede Privada.
– Já conseguimos um aumento significativo do número de exames pelos SUS para Alegrete destaca Maria do Horto. De 80 fomos para 300 exames por mês.