Depois do lockdown, surpreendentemente, Alegrete permanece na bandeira laranja

Alegrete se mantém na Bandeira laranja na 12ª rodada do Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. Na tarde desta sexta-feira(24), o Governado do Estado anunciou que a R03 em que Alegrete pertence, fica como área de médio risco de contaminação. Desta forma, Alegrete segue na bandeira LARANJA em decreto do Distanciamento Controlado do governo do estado.

Na noite de quinta-feira(23), o Prefeito Márcio Amaral anunciou lockdown para o final de semana. Essa foi uma medida drástica para tentar conter o número de casos positivados para, desta forma, evitar um colapso na rede de saúde. O número de leitos Covid-19 também estão comprometidos, principalmente, a UTI que chegou a 80% da sua capacidade.

Veja alguns dados:

Num comparativo entre a quinta-feira (16) e a última quinta-feira (23), os números dos boletins epidemiológicos de Alegrete são preocupantes. Em uma semana surgiram 50 casos positivos e ocorreram três mortes.

Um óbito foi registrado no dia 16, um no dia 19 e outro no dia 22, além de 31 casos ativos (26 em isolamento domiciliar, 5 hospitalizados e 7 óbitos na semana que havia colocado a região de Alegrete na bandeira vermelha na 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Com o recurso enviado pela AMFRO os Prefeitos conseguiram reverter e o Município, assim como a Região 03 retornaram para bandeira laranja.

Na quinta-feira(16), também foram totalizados 123 casos positivos (85 recuperados), três aguardavam resultados e 192 pessoas apresentaram sintomas gripais. A semana encerrou com 1.692 pessoas testadas.

No dia de ontem (23), dia da coleta de dados pelo Governo do Estado, Alegrete apresentou mais números.

Foram mais 13 casos positivos de Covid-19, numa semana que teve um crescimento com alto índice de infectados e internações. Dez pacientes foram recuperados no dia 23 de julho. A cidade chegou aos 173 casos confirmados, com 112 recuperados, 52 ativos (46 em isolamento domiciliar e 6 hospitalizados), totalizando 9 óbitos.