O Grupo Trilha Aventura realizou no domingo (26), a 1ª edição do Desafio Extremo.
A largada foi dada às 7 horas, frente ao Parque Nehyta Ramos, com uma temperatura de 7ºC. Num total de 45 ciclistas, 44 completaram a prova, sendo que um atleta abandonou por problemas mecânicos, e chegou na Kombi de apoio.
A ideia, segundo os organizadores, era propiciar um Desafio Extremo. E os cilistas tiveram de tudo ao longo do percurso. Na saída, o trecho em asfalto do Caverá foi todo balizado e escoltado para a segurança dos atletas.
Logo em seguida, no início do trecho em estrada de chão, as dificuldades aumentaram. No Cerro do Dinheiro, os ciclistas encontraram muitas subidas e descidas em terreno com pedras. Com uma subida íngreme no km 21, alguns tiveram de empurrar a bike e outros subiram com muita força e na marcha mais leve.
O Desafio saiu na BR 290 em direção à Rosário do Sul e, logo na Casa do Produtor, no Durasnal, o ponto de hidratação da prova foi um verdadeiro pit stop coletivo. Após reporem as energias, passaram pelo CTG Oswaldo Aranha e desceram até a estrada da Casa Preta. A chegada em Alegrete foi pelo bairro Saint Pastous.
O primeiro atleta a completar o desafio foi o alegretense Ney Edgar Prestes em 2h38min. Já no feminino, a ciclista Morgana Ribeiro completou a prova em 3h25min.
O biker mais novo foi Victor Bortoluzzi e o ciclista mais velho foi o uruguaianense Edison Gonçalves dos Santos. Os últimos atletas a completaram a prova levaram 6 horas para concluir o desafio, chegando em torno das 14 horas no parque.
O Desafio Extremo teve saldo positivo, segundo os organizadores. Numa gama de fiéis patrocinadores, a prova contou com ciclistas de Santa Maria e Uruguaiana.
Todos receberam uma medalha por completarem o Desafio e brindes sorteados ao final da prova. Para a ciclista Vivi Malgarin, a superação é uma palavra poderosa. “Literalmente, é empreender uma ‘super ação’, ir além de suas ações, de seus hábitos diários. Aprender, superar-se e tomar decisões são ações vinculadas à experiência do risco, da mudança e da transformação pessoal”, resumiu a ciclista, após completar o desafio em mais de cinco horas pedalando.
Para o alegretense João Luis Santos, radicado em Santa Maria, o Trilha Aventura está de parabéns pela organização impecável, “Fiz questão de participar, essa galera merece, o percurso árduo fez valer o nome”, declarou o atleta.
Já Nei Prestes, parabenizou todos os participantes, “Uma prova desgastante em que tive a felicidade de fazer o melhor tempo”, comentou o vencedor.
O sentimento dos ciclistas, a cada chegada, era de esgotamento e felicidade por vencer mais um desafio. Ao final da prova, os ciclistas tinham à disposição uma mesa com frutas, biscoitos e repositores de energia.
Confira os clicks da superação dos atletas no Desafio Extremo:
Créditos: Grupo Trilha Aventura