Dezembro em Alegrete: previsão indica temperatura e chuva acima da média

Conforme a Metsul Meteorologia, o mês de dezembro marca o começo do chamado verão climático que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, assim como o início do verão astronômico que terá início em 2024 com o solstício de verão às 6h20 do dia 21 de dezembro.

Num mês importante para o comércio devido ao período de festas, com uma alta nas venda. Trata-se de um período do ano importante no turismo pelas viagens de fim de ano e ainda na agricultura que avança com a safra de verão.

Em Alegrete, a média histórica para dezembro é de 138mm, com a temperatura média de 24,4ºC. Até o dia 29 de dezembro, já havia 98 mm de chuva acumulada em Alegrete, o que representa 68% da média normal para o mês. Para o mês de novembro, a média mensal de chuva é de 145 mm na cidade.

A chuva no mês de dezembro nos estados do Sul deve ter um padrão mais perto de El Niño e distante do que normalmente ocorre durante a atuação do fenômeno La Niña. Isso porque a tendência é de precipitação perto e acima da média em grande parte nessa região.

Leia mais: Quatro mulheres e dois homens desapareceram neste ano em Alegrete, aponta sistema da Polícia Civil

A MetSul Meteorologia destaca que em dezembro muitas áreas podem terminar o mês com chuva acima das médias climatológicas e que em alguns locais os totais mensais de precipitação podem ficar até muito acima da média histórica.

O site meteorológico explica que a chuva nesta época do ano decorre fundamentalmente de convecção, ou seja, se dá pela combinação de calor e umidade. Assim, os volumes de chuva variam uma enormidade de um ponto para outro.

Uma mesma cidade pode ter num mês chuva abaixo ou acima da média, conforme o bairro ou zona da localidade. Por exemplo, um temporal bastante isolado pode despejar em apenas uma hora chuva equivalente a um terço ou metade da média de precipitação do mês todo em alguns poucos bairros enquanto em outras áreas do município pode chover muito pouco.

Com temperaturas acima da média, haverá dias de calor, afinal se trata de dezembro, mas os dados não indicam prolongados períodos de temperatura muito alta. Logo, o cenário não é favorável a ondas de calor de longa duração, apesar de alguns poucos dias de calor intenso.

Foto: Angel Fábio Alves

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários