
A previsão de início às 08:00, ocorrerá no município de Alegrete no CVT Capivari, BR 290 km 589.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A organização é da Fundação Maronna com a participação de importantes instituições de pesquisa e extensão, como Embrapa, IRGA, Unipampa, IFFar, Emater e CCGL.
A Fronteira Oeste é reconhecida pela sua significativa produção de arroz irrigado e tem se destacado na diversificação de culturas, incluindo soja, milho e sorgo. A atividade pecuária de corte é especialmente adaptada ao bioma pampa, e a integração lavoura-pecuária se torna um tema central para otimizar os processos produtivos e as áreas disponíveis. O que muitos ainda não conhecem é a importante bacia leiteira consolidada em Alegrete e algumas validações nesta área serão apresentadas neste dia.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O Dia de Campo é uma oportunidade única para que produtores, técnicos, empresários e estudantes conheçam as tecnologias adaptadas à região, especialmente aquelas desenvolvidas no Centro de Validação Tecnológica Capivari. As estações demonstrativas abordarão temas relevantes, como o melhoramento genético do arroz, os desafios da irrigação em terras baixas e a importância das pastagens perenes em sistemas pecuários.
Os participantes poderão escolher os circuitos a serem visitados, organizados em grupos por ordem de chegada. Cada estação contará com apresentações de 15 minutos, que incluem:
Circuito Agrícola:
- Resultados de pesquisa gerados na Unipampa com aplicação na agricultura regional.
- Melhoramento Genético de Arroz Irrigado – Embrapa.
- Desafios da irrigação em terras baixas – manejo sustentável do cultivo do arroz em sistemas integrados de produção – IRGA.
- Suavização do solo e Agricultura de Precisão – Base e Polisul.
Circuito Pecuário:
- Manejo da fertilidade do solo e planejamento forrageiro – CCGL.
- Importância das Pastagens perenes em sistemas pecuários – Emater.
- Uso alternativo da lã para controle de ervas daninhas em cercas elétricas – IFFAR.
- Projeto para incremento da produção de sólidos do leite – CCGL.
Além disso, haverá uma Área de Inovação com a apresentação da Plataforma Osiris da Unipampa e do sistema Levantec da JW Automação.
O Dia de Campo de Verão 2025 é voltado para um público diversificado, incluindo produtores rurais, colaboradores, técnicos, empresários do setor primário, pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral. É uma excelente oportunidade para aprender, compartilhar experiências e promover práticas agrícolas sustentáveis na região.
Não perca essa chance de se atualizar e contribuir para o futuro da agricultura na Fronteira Oeste! As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: Inscreva-se aqui. Os participantes terão direito ao almoço e certificado de participação.
Outras informações pelo telefone: (55) 34222740; Instagram: @fundacaomarona