Diretor do Foro diz que aumentou trabalho na Vara Criminal, mesmo em isolamento social

Desde o último dia 16 de março que o Foro de Alegrete fechou as portas em prevenção ao novo coronavírus e determinação de isolamento social.

Porém, todos os três juízes da Comarca estão trabalhando em casa, conforme o diretor do Foro, Rafael Echevarria Borba, titular da Vara Criminal e substituto na 2º Cível .

O Magistrado diz que aumentou o trabalho na Vara Criminal e, só no último dia 2, foram solicitados quatro atos de prisão, informou o Juiz.  Ele trabalha de casa com todos os cuidados e mantém sua família em isolamento. -Estamos analisando todos os processos em casa e temos um plano de trabalho em que os servidores atuam de casa, e cada cartório tem um servidor de plantão que distribuí no sistema e envia aos cartórios ( sobreaviso) que encaminham para o juiz. Todos os órgãos (de segurança) estão ativos, quer na rua ou, online, e estão em permanente contato, quando há necessidade de ação do Judiciário.

Ele disse que neste período aumentaram muito os pedidos de advogados para soltar presos em preventina. – Eu estou analisando  todos os processos e já indeferi muitos, salienta. Informa que só a Vara Criminal tem mais de sete mil processos.

Quanto às outras varas, informa que seus colegas, a Dra Marcela Pereira da 1ª Vara Cível e Dr Thiago Tristão da Vara de Família Infância, Juventude e Sucessões, também, estão trabalhando conforme a urgência de cada processo.

Echevarria lembrou que ações de pedidos de medicamentos é um exemplo de que a Justiça não pode parar, embora tudo esteja em andamento de forma diferenciada neste período de Calamidade Pública e pandemia.

Vera Soares Pedroso