A prevenção é realizada por meio do controle dos mosquitos que transmitem o vírus
Com a chegada do verão e as altas temperaturas, junto da ocorrência de chuva nos últimos dias, estão sendo redobrados os cuidados da Vigilância Sanitária contra possíveis novos focos da dengue em São Borja. Além disso, outra preocupação é em relação com a chikungunya, doença com sintomas semelhantes a dengue.
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 15 de novembro, foram diagnosticados 1.293 casos no Brasil. Houve 759 casos de transmissão interna na Bahia, 531 no Amapá, 2 em Minas Gerais e 1 no Mato Grosso do Sul. Do total de casos, 125 foram confirmados por exame laboratorial e 1.239 por critério clínico-epidemiológico. De acordo com o Ministério, quando há transmissão intensa em determinada região, o diagnóstico pode ser feito pela observação dos sintomas, caso o paciente tenha tido contato com outras pessoas infectadas.
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A prevenção é realizada por meio do controle dos mosquitos que transmitem o vírus. A principal orientação é evitar água parada, local utilizado pelos insetos para reprodução.
Fonte: Radio Cultura AM 1260