Dor de cabeça pode ser sinal de doença

Pode ser ocasionada por coisas simples ou indicar problemas graves como AVC.

Dor de Cabeça
Dor de Cabeça

A cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, é caracterizada por dores que atingem a região da cabeça e a intensidade depende de cada pessoa e do fator que ocasionou. Geralmente é o corpo dando um sinal de que algum problema precisa ser resolvido, seja ele emocional ou físico.

Geralmente, a dor de cabeça advém de algo simples, como estresse, má alimentação, insônia, resfriado, entre outros. Mas outras vezes pode ser sinal de algo pior, que pode prejudicar a saúde de forma significativa, por esse motivo ela nunca deve ser ignorada.

Confira abaixo doenças que podem estar por trás da dor de cabeça:

  • DIABETES

Os principais combustíveis para as células cerebrais são o açúcar e os carboidratos, e quando a glicose está fora de nível o metabolismo cerebral é sobrecarregado, causando a dor de cabeça.

  • PRESSÃO ALTA

A pressão alta faz com que os vasos intracranianos se dilatem, ocasionando a distensão das terminações nervosas e, consequentemente, a cefaleia.

  • FIBROMIALGIA

Essa doença é caracterizada por pontos musculares dolorosos e espalhados pelo corpo inteiro, geralmente associado a quadros emocionais. Além da dor de cabeça, sintomas como fadiga, dificuldade de concentração e dor no corpo inteiro fazem parte desse problema.

  • MENINGITE

É a inflamação das meninges cerebrais (membranas que envolvem o cérebro), podendo ser viral, bacteriana, fúngica, química ou neoplástica, que fazem com que ocorra a liberação de substâncias que ativam os terminais dolorosos das meninges e dos vasos sanguíneos, ocasionando a dor de cabeça.

  • “ITES” – SINUSITE E RINITE

Essas inflamações ocorrem dentro de uma cavidade limitada e pouco distensível, o que faz com a pressão dentro dos seios paranasais ativem as terminações nervosas livres, causando a dor de cabeça.

  • HIDROCEFALIA

É caracterizada pelo aumento da pressão intracraniana devido à hipertensão do líquor, mais conhecido como líquido cefalorraquidiano (líquido que protege o tecido nervoso). O aumento da pressão distende a membrana mais externa, o que causa uma dor horrível, geralmente se espalha por todo o crânio.

  • TUMOR CEREBRAL

O tumor causa uma pressão dentro do crânio, o que gera uma dor que piora quando abaixa a cabeça.

  • ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

Dores que aparecem “do nada” e com intensidade máxima, devido à ruptura de aneurismas.

Vale lembrar, que qualquer sinal de dor intensa na região da cabeça não pode e não deve ser ignorado. Procure um médico, erre por excesso de cuidado, mas não por falta dele. De acordo com o neurologista Daniel Silva de Azevedo, “Dor de cabeça forte e inédita, persistente e de piora progressiva, associada a desmaio, crise convulsiva, alteração de comportamento e memória e de sonolência excessiva são indicativos de problemas graves”.

Geovanna Valério Lipa

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários