Durante a pandemia Associação Coral Alegrete participa de festivais on-line

Na última sexta-feira (4), a Associação Coral Alegrete gravou um vídeo para participar de um festival online, organizado pela Federação de Coros de Pernambuco e que ocorrerá neste mês. A Presidente da Associação, Elisete Tronco, conta que o material está sendo editado pelo regente e, assim que for apresentado no festival vai para o canal da Associação Coral Alegrete no Youtube.

No momento atual, o coral é composto por 28 integrantes. Porém, alguns estão afastados das atividades por problemas de saúde. Elisete explica como a Associação Coral fez para continuar seus ensaios durante a pandemia: “Os ensaios são realizados semanalmente – sempre as quintas-feiras, pela plataforma Zoom. Ocorrem separados por naipes (sopranos, tenores, contraltos e baixos), para facilitar a comunicação entre os coralistas e o regente”.

Sobre o impacto da pandemia nos corais, Elisete destaca as diversas perdas e dificuldades sofridas neste período. “Lamentavelmente, o advento da pandemia trouxe um prejuízo enorme aos corais, em escala mundial. Além do considerável número de cantores e regentes que perderam a vida, como o canto coral é grupal e justamente a integração entre as vozes é que faz a diferença, muitos coros simplesmente encerraram suas atividades. Até porque, o acesso às plataformas digitais não foi possível para um grande número de grupos”.

Com o objetivo de não encerrar as suas atividades, a Associação Coral Alegrete precisou se reinventar em seus formatos de ensaios. A presidente da Associação conta como conseguiram manter o trabalho: “Para que nosso coral não se extinguisse como tantos outros mundo afora, aderimos aos ensaios online, com todas as suas vantagens e desvantagens, mas é a forma de manter o grupo em contato”.

A área cultural, assim como tantas outras, está sendo severamente afetada pela pandemia, mas ao mesmo tempo, neste mesmo período os profissionais da área e artistas estão reinventando formas de alcançar o público. Uma das maneiras encontradas são os eventos, que ocorrem a partir da reunião de grupos para organização e compra de espaços na internet.

 

No setor da música, uma das maneiras encontradas para estar em contato com o público são os encontros ou festivais online, que possibilitam maior alcance das produções. “Felizmente para os coros, como forma de continuar mostrando seu trabalho, surgiram os “festivais/encontros” online. Já participamos de alguns na Argentina e aqui no Brasil. O lado positivo é que vão para o Youtube e isto dá uma visibilidade mundial ao trabalho dos corais” relata Elisete.

A Associação Coral de Alegrete frequentemente tem recebido convites para participar desses eventos. Entretanto, Elisete destaca os problemas para conseguir participar e, até mesmo, para manter a existência do coral. “Com o trabalho (ensaios) sendo feitos em separado demora-se um certo tempo para preparar repertório. Outro fator limitante em nossas atividades é que não temos recursos próprios. Então, sempre dependemos de nossa participação em projetos, doação dos amigos do coral e mensalidade paga pelos integrantes do coro. Com este aporte, é que conseguimos manter o regente, que vem de outra cidade”.

 

Para finalizar, Elisete relembra o aniversário do coral que está próximo e já dá uma dica de como vai ser a comemoração. “Em julho próximo, a Associação Coral Alegrete estará completando 44 anos de existência. Estamos preparando um “sarau cantante” que vai acontecer no templo da igreja matriz, que além da excelente acústica, permite o distanciamento ora exigido.

 

Laís Alende Prates