
O trabalho já foi finalizado em várias regiões do interior do Município. No total, o plantio será de 20 mil hectares dessa cultura que veio à nossa região junto com produtores de soja que vieram principalmente da região Noroeste do Estado para produzir soja no verão e trigo no inverno.
A colheita da safra de trigo de Alegrete está prevista a partir do próximo mês de outubro. Cultura que começou a crescer por aqui a partir do ano de 2012, observou o técnico da Emater, Guilherme Souza, chefe do escritório em Alegrete.
Rotary Club Norte Centro está com novo conselho diretor em Alegrete
Ele comenta o quanto a soja e depois o trigo mudaram o cenário econômico do Município, com a vinda de produtores de várias regiões do Noroeste gaúcho para trabalhar aqui. A Emater presta assistência, nesse caso, a pequenos produtores, informando sobre política de crédito, fertilidade do solo e outras questões.
Os naturais do baita chão só tem aptidão para boi. Hoje em dia vendem ou arrendam terras para que vem de fora, que tem na cultura ancestral a agricultura e assim como os migrantes italianos da região central mudaram o perfil de Alegrete plantando arroz, agora quem vem do norte do RS introduz outras culturas. E o alegretense… Quem não é fazendeiro é boi…