Eclipse solar parcial poderá ser visto nesta quarta-feira em Alegrete

No entardecer da quarta-feira, 02 de outubro de 2024, algumas regiões do Brasil poderão observar um eclipse solar na sua forma imparcial. Somente uma pequena faixa territorial do globo terrestre poderá observar este evento astronômico como um eclipse solar anular.

O Rio Grande do Sul será o estado que poderá observar a maior parte do disco solar eclipsado, ou seja, aqui será o local mais ao sul no Brasil, verá 38,15% do disco solar eclipsado, a maior porcentagem no Brasil.

 Aproximadamente entre 16h30min e 18h30min, está previsto o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais no sul do Brasil, mais cedo começa o evento. Um eclipse solar ocorre quando quando temos um alinhamento entre o Sol – Lua – Terra, nesta ordem.  

Antes de retornar para SP, Matteus Amaral fala da emoção em participar dos Festejos

No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. Para quem está na superfície da Terra olhando para o céu, é a Lua que “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel de incandescente ao redor de um disco preto. Quando o disco lunar esconde só porções do disco solar, então ocorre o eclipse solar parcial. 

A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É preciso proteger os olhos de forma correta. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis à visão e até, em casos extremos, cegueira. 

Foto: Kevin Baird

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários