O Rio Grande do Sul será o estado que poderá observar a maior parte do disco solar eclipsado, ou seja, aqui será o local mais ao sul no Brasil, verá 38,15% do disco solar eclipsado, a maior porcentagem no Brasil.
Aproximadamente entre 16h30min e 18h30min, está previsto o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais no sul do Brasil, mais cedo começa o evento. Um eclipse solar ocorre quando quando temos um alinhamento entre o Sol – Lua – Terra, nesta ordem.
Antes de retornar para SP, Matteus Amaral fala da emoção em participar dos Festejos
No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. Para quem está na superfície da Terra olhando para o céu, é a Lua que “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel de incandescente ao redor de um disco preto. Quando o disco lunar esconde só porções do disco solar, então ocorre o eclipse solar parcial.
A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É preciso proteger os olhos de forma correta. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis à visão e até, em casos extremos, cegueira.
Foto: Kevin Baird