Educação prepara rigorosa logística para o retorno das aulas na Rede Municipal em Alegrete

Desde março passado todas as atividades escolares estão suspensas, em Alegrete, por conta da pandemia do coronavírus.

A Prefeitura segue as orientações do Decreto Estadual que, por enquanto, mantém fechadas as escolas no RS. Aqui em Alegrete, a Secretaria de Educação está fazendo uma pesquisa com pais nas 33 escolas da rede Municipal, no sentido de perguntar se concordam com a volta das aulas em junho, julho ou agosto.

A secretária Márcia Dorneles informa que os pais que já responderam a pesquisa se concordavam com a volta às aulas: 88% não querem a volta agora em junho, 80% em julho e grande parte é favorável ao retorno das atividades em agosto, com toda as proteções necessárias.

Ela disse que estão medindo as salas para distribuir as carteiras no espaçamento de distância uma das outras, também vão ser colocadas torneiras em que serão acionadas com o toque de cotovelo, além de tapetes, nas entradas, com substância para higienizar os calçados, tudo visando a proteção coletiva e individual de cada estudante. Os cuidados também serão no transporte escolar onde será obedecido o distanciamento entre as pessoas.

A Secretária irá comunicar a decisão ao Promotor da Infância e Juventude, no caso da volta às aulas, e os pais que não concordarem se responsabilizarão assinando um termo.

Até o final de março as escolas da Rede enviaram atividades, mas como nem todos tem acesso à internet resolvemos parar, diz a Secretária.  – Estamos fazendo uma intensa logística para que quando os alunos retornarem estejam em segurança em relação à pandemia.

O planejamento atual da Secretaria estabelece aulas não presenciais no mês de julho, com a entrega de material impresso, mas a possibilidade de retorno para alunos vai depender da evolução da pandemia nos meses de agosto e setembro.

Vera Soares Pedroso