Eleições 2022: eleitores tem menos de 10 dias para regularizar título

No dia 4 de maio, termina o prazo para regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas Eleições 2022.

Este ano, duas novidades visam facilitar o atendimento dos cidadãos que pretendem emitir a primeira via do título, requisitar segunda via do documento, solicitar transferência do domicílio ou regularizar a situação eleitoral.

Jovem mulher quebra paradigmas e trabalha em pintura predial

A primeira delas é a possibilidade de imprimir o título de eleitor em casa. A partir de agora, será possível baixar o documento em formato PDF diretamente na internet.

Além disso, a versão digital do título eleitoral está disponível no aplicativo e-Título, com a funcionalidade do QR Code para validação de documentos.

Outra novidade é que, a partir deste ano, será possível solicitar os serviços em qualquer cartório do estado, afastando a necessidade de deslocamento do cidadão até o cartório eleitoral onde realizou a inscrição.

O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net ou comparecendo ao Cartório Eleitoral. 

Comerciante improvisa ponto de leitura em geladeira, sem uso, para incentivar as pessoas

A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Em Alegrete, a chefe do Cartório Eleitoral Geoavana Pahim Galli, salienta que para evitar contratempos, é importante se antecipar (nos últimos dias, é alta a procura pelo serviço) para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

Cabe destacar que a coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, está suspensa por determinação do TSE, não havendo necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.

Brigada Militar não pede contribuição por telefone ao comércio, diz nota da instituição

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro). O título deve ser feito até o fechamento do cadastro (4 de maio).

O atendimento preferencialmente pode ser agendado pela internet. Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o (https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/) e seguir as orientações. Em caso de dúvida o eleitor pode ligar para 3422-1635. É importante que o eleitor que faça o procedimento pela internet, acompanhe todo o processo até ter seus dados cadastrais oficializados pela Justiça Eleitoral.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários