Em 2021 o saldo de emprego é negativo em Alegrete

Um dos setores que mais sentiu a pandemia que se mantém há mais de 15 meses, foi o do comércio.  Nesse período,  os lojistas, principalmente os pequenos, viveram inseguranças, lojas fechadas e poucas vendas. A reação veio em época de datas como Páscoa, Dia das Mães em que aumentaram as vendas

Quando as vendas estiveram ruins muitos empresários dispensaram colaboradores e outros ficaram recebendo parte de seu salário do governo.

O Sindicato dos Comerciários de Alegrete é o local que tem estes números, porque muitas pessoas que foram dispensadas passam pelo local para acertar o seu seguro desemprego.

Elaine Muller, presidente do Sindicato,  informa os dados do CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Existe uma rotatividade em mercados diz a Sindicalista

Mas, no geral, os números mostram que em 2021 houve 281 admissões, em Alegrete contra 302 demissões. Portanto um saldo negativo de 21 trabalhadores. Os dados são de quem tem registro na CTPS, diz Elaine Muller.

Ela lembra que o problema maior são os que trabalhavam sem registro, como os informais os que faziam eventos e os do segmentos da noite onde muito fecharam as portas.