EMEB Vilaverde Moura, a mais votada para ter escola Cívico- Militar em Alegrete

Um processo que foi bem rápido para atender ao edital do MEC apontou a Escola Municipal José Antônio Vilaverde Moura para receber a escola Cívico-Militar em Alegrete.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dorneles, explica que para se habilitar a receber a proposta do Ministério da Educação, as escolas tinham que preencher alguns requisitos como: vulnerabilidade social, IDEB baixo, dentre outros .

Aqui, em Alegrete, informou a Secretária, cinco escolas estavam na lista para serem votadas para este projeto. As EMEBs: Saint Pastous, Vila Verde Moura, Luiza de Freitas Valle Aranha, Honório Lemes e Marcelo Faraco. E, destas, a que teve mais votos dos pais e professores foi a EMEB José Antônio Vilaverde Coelho, localizada na Vila Piola.

– Nós corremos para cadastrar a escola, porque foi tudo muito rápido. A ideia do MEC é que sejam capacitados os profissionais da Escola e militares da reserva atuem neste trabalho.

No total, no Brasil serão 216 escolas que vão desenvolver a proposta cívico militar. A Secretária acredita que em 2020, serão comtempladas a de centros maiores, mas que a EMEB Vila Verde Moura, de Alegrete, possa receber o projeto até 2024. -O importante agora era cadastrar e isso, nós fizemos, garantiu.

Vera Soares Pedroso