Empreende Alegrete atende várias pessoas que querem abrir ou legalizar sua empresa

Alegrete têm cerca de 1.800 microempreendedores individuais e órgãos públicos se voltam para atender este segmento da economia local

empreende
O 2º Empreende Alegrete  promovido pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços descentralizou as atividades da pasta. Dia 16, a equipe da SMICS e as Secretarias de Meio Ambiente, da Saúde, Agricultura e Pecuária e mais o Centro Empresarial atenderam direto no calçadão.
O secretário da SMICS, Arnaldo da Costa Paz Filho, salientou que se faz necessário atender direto os micro empreendedores da cidade, visto que este segmento cresce e ajuda na economia de Alegrete.
Começamos descentralizando o nosso trabalho as quartas-feiras, visitando de porta em porta, nos bairros da cidade os micro empreendedores e incentivando os que querem abrir a sua própria empresa, explica Michele Lacreca Pedroso, diretora geral da SMICS.
A grande vantagem do micro se legalizar é que ele vai poder emitir nota, comprar de vários distribuidores, e o mais importante contar com os benefícios de seguridade social, complementa Arnaldo Paz
Eles crescem e ajudam na economia
Hoje temos cerca de 1.800 micros empresários na cidade, ou seja, um (1) para cada 45 habitantes, ressalta o Secretário. Ele lembra que ao todo existem 450 atividades que podem se enquadrar como empreendedor individual, desde eletricista, cabeleireiro, carpinteiro, pintor e até alambrador.
Se estas atividades crescem em Alegrete temos que dar uma atenção especial, complementa Michele Lacreca Pedroso, diretora geral da SMICS.
A presença das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Agricultura e Pecuária no trabalho é  porque muitas atividades para entrar em funcionamento precisam de licenciamento ambienta, ou da vigilância sanitária etc. No 2º Empreende Alegrete as pessoas saem com todas as informações necessárias para encaminhar os papéis e abrir a sua microempresa individual.
empreende empreendeDSCN1724 DSCN1723
Fotos: Vera Pedroso