O Diretor de Engenharia da ELETROSUL, Ronaldo dos Santos Custódio, apresentou em ato no salão azul do Centro Administrativo,neste dia 24, o Atlas Eólico do RS, que detalha o potencial de geração no Estado.
O mapa aponta Alegrete como um dos três municípios mais promissores para a implantação de parques eólicos, que além de energia limpa, gera riquezas e desenvolvimento aos municípios onde se instalam.
O vereador Zé Paulo e a vice-prefeita Preta Mulazzani, provocaram o debate, quando visitaram o parque eólico de Santa Vitória do Palmar e, levantaram as primeiras informações que sinalizavam Alegrete com boas possibilidades na produção desse tipo de energia. A partir daí, a Prefeitura de Alegrete tem puxado a discussão sobre as potencialidades do município em implantar a energia eólica. Autoridades civis, militares,prefeito de São Gabriel – Roque Montaigner, representações da Unipampa, Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros, Comude, alunos da Unipampa,Empresa Esco – produtores rurais, da prefeitura de São Borja e comunidade, lotaram o salão azul para saber mais sobre o assunto.
A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.
A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.
Alegrete é o terceiro município com maior potencial eólico do Estado. Hoje poderiam ser construídos no mínimo 3.500 aerogeradores. Segundo o engenheiro Custódio, o potencial eólica de Alegrete poderia abastecer toda a demanda do RS.
A região próxima a Harmonia é a mais potente de acordo com o engenheiro. A prefeitura de Alegrete vai criar comitê para potencializar os próximos passos, assim como a busca de investidores para construção de torres de monitoramento. Cada torre de monitoramento custa em média 200 mil reais. Esse é o próximo passo.
Foi passado aos presentes, como exemplo, os aerogerdores de Livramento. Cada aerogerador proporciona para o proprietário das terras um aluguel mensal de 1.500 por unidade.
Para participar do leilão o monitoramento devera ser feito no mínimo por três anos. Prazo de cinco anos para dar inicio a construção de um parque eólico.
Também foi confirmada a construção de novas redes de distribuição de energia na região, por parte da Eletrtosul.
.