Escola de Caxias do Sul suspende aulas presenciais após 12 casos confirmados de coronavírus

Conforme a Secretaria de Educação, 11 professores e uma profissional da manutenção foram detectados com a Covid-19.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê, de Caxias do Sul, na serra gaúcha, suspendeu, nesta quarta-feira (12), as atividades em função do registro de 12 casos de coronavírus entre profissionais.

Conforme a Secretaria de Educação, 11 professores e uma profissional da manutenção foram detectados com a Covid-19. Ao menos dois estudantes apresentaram sintomas e foram isolados.

“Para preservar a própria questão emocional dos professores, porque eles estão bem abalados, a gente decidiu por suspender as aulas até sexta-feira”, disse a Secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini.

Os profissionais que testaram positivo para Covid-19 se recuperam em casa. Segundo a Secretaria de Educação, todos são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica por 14 dias. Além disso, entrevistas internas são realizadas na escola para identificar se houve relaxamento dos protocolos, que acarretaram na disseminação do vírus.

A Escola Arnaldo Ballvê estava aberta há 10 dias. A instituição tem 630 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, mas apenas cerca de 30% retornaram presencialmente as atividades.

Uma professora da escola, que optou por não se identificar, disse que os professores estavam com medo de um possível surto dentro da instituição.

“Muitos professores começaram a positivar ao mesmo tempo e a gente procurou logo o posto de saúde para fazer os exames. Começamos a positivar e ficar todos bem ruins juntos. É muito triste porque a nossa família está adoecendo porque a gente levou o vírus para dentro de casa. Eu e meu filho estamos isolados, os dois doentes”, relatou a professora.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Caxias do Sul declarou que apesar dos registros na escola, a nota técnica que orienta as atividades não se refere a um surto em ambiente escolar.

Ao todo, 15 casos de Covid-19 já foram confirmados entre trabalhadores de quatro escolas da rede municipal de Caxias do Sul.

Aulas presenciais são suspensas em escola de Caxias do Sul após casos confirmados de coronavírus — Foto: Reprodução/RBS TV

Aulas presenciais são suspensas em escola de Caxias do Sul após casos confirmados de coronavírus — Foto: Reprodução/RBS TV

Fonte: G1