Escolas do Município completam 46 anos vencendo desafios na busca da qualificação do ensino

A Escola Municipal de Educação Básica José Antônio Vilaverde Moura, localizada no bairro Piola, zona sul da cidade, completa neste 27 de agosto seus 46 anos de existência. Com uma matrícula de 206 alunos e corpo de 36 professores e funcionários, ministra o ensino fundamental completo e a educação infantil níveis A e B.

A escola mantém diversos projetos integrando alunos e a comunidade, dentre os quais sobre o meio ambiente, abrangendo a reciclagem, plantio, fabricação de sabão artesanal, bolsas e papel reciclado.

Projeto Metamorfose: transição harmônica do 5° para o 6° ano, com participação de professores dos anos finais;

Projeto Prova Brasil: visando a preparação dos alunos e ampliação do IDEB da escola;

Projeto Bullying: diálogos de respeito e convivência;

PSE: saúde na escola/alimentação saudável; Programas Novo Mais Educação e Novo Mais Alfabetização;

Projeto Trocando Ideias: palestras direcionadas aos jovens da escola. E mais um projeto foi incorporado que é o PIBID à distância, com a UERGS, como suporte pedagógico.

O aniversário da Escola não tem

comemoração devido à pandemia do Coronavírus que atingiu inclusive os projetos da escola, mas, conforme palavras do diretor professor Jonas Guerra, “a alegria e a esperança no futuro se renovam”.

A equipe diretiva da Escola Vilaverde Moura é composta pelo diretor Jonas, vice diretora Ana Cláudia Degregori, orientadora educacional Onira Souza e coordenadora pedagógica Cíntia Felipeto.

Na busca cada vez mais de qualificar a forma de ensinar, superando os desafios, a Escola José Antônio Vilaverde Moura na maturidade de seus 46 anos, é polo integrador de todas as comunidades da zona sul da cidade.

ESCOLA FERNANDO FERRARI TAMBÉM ANIVERSARIA HOJE

A Escola Municipal de Educação Básica Fernando Ferrari, localizada no bairro Capão do Angico, também comemora nesta data seus 46 anos de atividades em favor da educação. Atendendo mais de 370 alunos, a escola tem um qualificado corpo docente de 26 professores, sete funcionários e 6 profissionais de apoio.

A Escola possui sala de recursos multifuncionais que é atendido por profissional capacitado e acolhe alunos deficientes, incluídos em classes regulares, respeitando suas diversidades, primando pela qualidade no ensino e desenvolvimento global do aluno.

Destaque na Prova Brasil que é aplicada de dois em dois anos para alunos que frequentam o 5º e o 6º ano, com a melhor nota no IDEB entre as escolas municipais. A Escola Fernando Ferrari prepara-se para receber a sua quadra coberta que está sendo construída e que será novo espaço para abrigar as múltiplas atividades quer pedagógicas, quer recreativas.

DPCOM