Escritores e escritoras de Alegrete lançam livro de micronarrativas

A ideia teve início a partir de uma oficina ministrada pelo professor e contista Marcelo Rocha, na Feira do Livro de Alegrete e ganhou vida em um grupo de WhatsApp

livro foi concebido por histórias dos autores contadas no WhatsApp
livro foi concebido por histórias dos autores contadas no WhatsApp

Um grupo de escritores e escritoras alegretenses lança neste domingo (15), às 19h, o livro “111 – As Melhores Micronarrativas já Escritas por Nós no WhatsApp”.

A ideia teve início a partir de uma oficina ministrada pelo professor e contista Marcelo Rocha, na Feira do Livro de Alegrete e ganhou vida em um grupo de WhatsApp, onde as micronarrativas eram compartilhadas para apreciação, crítica e construção junto aos outros participantes. O resultado foi além do esperado, e surgiu o desejo de publicar um livro com as melhores micronarrativas de cada participante do grupo.

Após reajustes nas refinarias, litro da gasolina em Alegrete supera os R$6,69

Merlen Alves, acadêmica de Letras e também uma das autoras do livro, resolveu inscrever o projeto no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

O edital tinha como objetivo captar projetos em vários setores culturais, oportunizando que os proponentes dessas ações recebam uma verba para desenvolver e colaborar no fomento à cultura. Dessa forma, o projeto do livro “111 – As Melhores Micronarrativas já Escritas por Nós no WhatsApp”, após todos os processos seletivos e trâmites legais, foi selecionado para receber recurso financeiro e ter sua publicação.

O grupo, que também participa da Sociedade Literária Rui Neves, resolveu convidar o professor Marcelo Rocha para fazer a apresentação da obra. Em um trecho de sua apresentação, Marcelo, destaca:

“As autoras e autores deste livro conhecem literatura, pois sabem que uma boa narrativa sugere o que mostra e mostra o que sugere. A história subjacente está sempre bem tecida nos intervalos – ou buracos – da história principal. Brevidade não se confunde com pressa e estes microcontos nos obrigam a dar um tempo na onda bravia e cotidiana comunicacional para perceber o que está submerso ao texto escrito.

Certa vez, o poeta e ensaísta italiano Eugênio Montale afirmou que o escritor argentino Jorge Luís Borges seria capaz de “meter o universo em uma caixa de fósforos”. O conto exige esta mestria: dizer menos e significar mais. As micronarrativas deste livro talvez não ocupem grande espaço na memória de nossos dispositivos móveis – ou do whatsapp – porém muitas delas permanecem indeléveis na memória de quem lê”.

Fazem parte do livro os seguintes escritores e escritoras: Alexandre A Alves, Amanda M. Melo, Ana Lúcia Vargas, Andressa Anhaia Benites, Célio Soares Pedroso, Elcira Simone Dutra, Kézia Lôbo, Marileia Silva Marchezan, Merlen Alves, Naiana Brossard Fantineli, Paulo Amaral e Rosane Grisa.

O lançamento será realizado no dia 15 de agosto – domingo, às 19h, através da Página do facebook do Coletivo Multicultural (https://www.facebook.com/coletivomulticultural) , com mediação da bibliotecária da Biblioteca Pública Mário Quintana, Aliriane Almeida. O livro será vendido por 20 reais e a venda será revertida ao trabalho social do Coletivo Multicultural.

Live de lançamento do livro será no domingo 15, às 19hs.
Live de lançamento do livro será no domingo 15, às 19hs.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários