Especialista em educação ambiental defende menos carros nas ruas, gente de bike e a pé em Alegrete

A população de Alegrete, de acordo com as últimas estimativas do IBGE (2022), é de 72.409 habitantes.

A estatística do Detran RS, nos últimos seis meses, evidencia um crescimento médio de mais de mil veículos a cada ano que passa aqui no Município. No ano passado, a frota de Alegrete era de 43.855 veículos. E até março de 2025 já tinha o registro de 44.028 veículos.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O crescimento do número de veículos na cidade, entre carros e motos, é algo impressionante para o tamanho da cidade. Isso expõe dois problemas -um trânsito complicado que resulta em muitos acidentes e por outro lado promove a poluição provocada por gás carbônico das descargas.

Na semana do meio ambiente a alta circulação de veículos levantou questionamento por uma especialista em educação ambiental ambiental, Engenheira Agronônoma Kátia Messa. Ela diz que seria prudente que pessoas andassem mais a pé ou de bicicleta, pois às vezes para percorrer pequenas distâncias não há necessidade de carro até porque, no centro, não há estacionamento.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

-Isso é uma mentalidade que pode aos poucos ser mudada nesta cidade, pois assim todos estarão contribuindo para um trânsito melhor e um meio ambiente mais limpo. Isso também vai ajudar na saúde das pessoas, além de fazerem algumas caminhadas, ao invés de realizar todo o deslocamento usando carro, destaca Kátia. No caso das bicicletas defende que se faça mais bicicletários em ruas do centro, já que contamos com ciclovias que já ajudam este deslocamento.

-Se dá certo em muitos lugares porque aqui não pode, questiona. – O meio ambiente é nossa maior casa e se não começarmos a pensar de forma mais coletiva, o Planeta vai sofrer ainda mais.

.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários